Reino Unido sai na frente autorizando prescrição de medicamentos por Fisioterapeutas

Continua...

z

Trata-se do direito de prescrever medicamentos, objeto de lei promulgada na Ingleterra, dando aos Fisioterapeutas do Reino Unido a primazia nessa modalidade de assistência à saúde. Leia a seguir o texto traduzido na íntegra para o português.

Foi legalmente confirmado que os Fisioterapeutas do Reino Unido serão os primeiros no mundo a  prescrevermedicamentos de forma independente, semum médico autorizando a sua decisão.

Depois de anunciar o plano em outubro do ano passado, o Ministro da Saúde da Inglaterra confirmou em lei, no dia 20 de agosto, a totalidade dos direitos de prescrição independente paraFisioterapeutas.  Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte serão contemplados nos próximos meses.

A decisão se consolida após 10 anos decampanha pela Chartered Society ofPhysiotherapy (CSP). Devidamentetreinados, Fisioterapeutas com prática avançada serão capazes de prescreverqualquer medicamento licenciado,relevante para o âmbito particular dessa prática, bem como para uma amplagama de condições, tais como asma, distúrbios neurológicos, condiçõesreumatológicas, problemas de saúde das mulheres e dor. Isto significa que os Fisioterapeutas terão responsabilidades de prescriçãosemelhantes aos enfermeiros e farmacêuticos no Reino Unido.

Os Fisioterapeutas não poderãoprescrever de forma independente deimediato. Eles terão de passar por treinamento, antes de ganhar a aprovação para o tratamento de pacientes nessa nova modalidade; asfaculdades no Reino Unido estão agora finalizando seus programas para estes cursos.

Phil Gray, Diretor Executivo Executivo da CSP, disse: “ Esta é outracaracterística de uma profissãoindependente e altamente qualificada, confiante, autônoma e responsável, com elevados padrões de atendimento ao paciente. Devemos celebrar este marcointernacionalmente. Esperamos que ele  leve Fisioterapeutas de outros países aseguir nossos passos. “

A Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT) apoia a autonomia profissional , desde que os Fisioterapeutasindividualmente tenham conhecimentos ecompetência suficiente em seu campo deprática. “A WCPT felicita a Chartered Society of Physiotherapy nestaimportante conquista, disse BrendaMyers,  Secretária-Geral da Confederação.

Fonte: WCPT
 http://www.wcpt.org/node/101751

Continua...
Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

4 comentários em “Reino Unido sai na frente autorizando prescrição de medicamentos por Fisioterapeutas”

  1. Yeda Barros

    Creio q seria prudente, no caso de uma lei dessas ser aprovada no Brasil, a exigência de um exame de aptidão ao exercício profissional, ao final da formação superior básica, nos moldes do exame da OAB.

    1. Olá Yeda,
      Concordo com a sua colocação e entendo que foi esse o pensamento do legislador inglês; ou seja, qualificar quem vai prescrever. Na hipótese de algo parecido no Brasil, vamos defender a qualificação antecedendo o direto de prescrever.

  2. Walber Vieira

    cocordo plenamente com o Reino Unido, espanha e mexico onde os fisioterapeutas podem prescrever medicamentos, estudamos pra isso, já que na nossa estrutura curricular contamos com a disciplina farmacologia, não é uma questão de “roubarmos” o lugar dos médicos, apenas acho um absurdo, um paciente que ja chega na maioria dos casos para o fisioterapeuta através de um encaminhamento médico, ter que retornar ao médico, por estar sentindo alguma dor ou estar passando por um processo inflamatório, tudo por que os fisioterapeutas não podem prescrever medicações como analgésicos, anti-termicos e anti-inflamatórios, os fisioterapeutas tem o conhecimento necessário para receitar, enfermeiros podem receitar, farmacêuticos podem receitar, e por que não os fisioterapeutas?,ate estados unidos (pais onde a fisioterapia é um curso de nível técnico), fisioterapeutas podem prescrever livremente medicações dentro da sua área de atuação e por que não aplicar esta metodologia aqui no Brasil? esta na hora de valorizarmos essa profissão que é linda, mas que ainda falta muita coisa para ser mais valorizada e obter ainda mais autonomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.