Você sente dor Lombar?

A coluna vertebral é uma estrutura complexa formada por 26 vértebras situadas entre os discos intervertebrais. É dividida em região cervical, torácica, lombar, sacral e coccígea e tem como função promover proteção e mobilidade.

A região lombar apresenta 5 vértebras e possui maior mobilidade. No entanto, nela pode se desenvolver quadros de dor. Assim, dar-se o nome lombalgia, um sintoma incapacitante que afeta a qualidade de vida da população.

Este sintoma, que acomete homens e mulheres, ocorre na região inferior da coluna e pode ou não está associado à alguma patologia de origem. Dessa forma, é necessário exames e testes para realizar o diagnóstico para que o tratamento seja adequado.

Mas, quais profissionais podem realizar um tratamento adequado na dor lombar sendo ela específica ou inespecífica? O profissional fisioterapeuta. Este pode avaliar e tratar individualmente o indivíduo com lombalgia com as mais diversas técnicas, testes e procedimentos.

Entre as técnicas utilizadas pelos fisioterapeutas estão as mobilizações e manipulações lombares que podem reduzir a dor lombar e aumentar a capacidade funcional do paciente. Além disso, a terapia com exercícios e exercícios ativos formam fortes evidências no manejo da lombalgia. É importante, também, que o paciente mantenha sempre uma vida ativa acompanhada por um profissional.

Entre as gestantes esse sintoma (dor lombar) também é comum. Para esta população alguns estudos apontam a acupuntura como forma de reduzir a sintomatologia do quadro. Assim, se você sente dor lombar, procure um fisioterapeuta.

Por: Jeffeson Hildo Medeiros de Queiroz.

19 comentários em “Você sente dor Lombar?”

1. Marisa Barreto de Medeiros

Excelente artigo!Leva a população a compreender qual profissional procurar em casos de dor lombar.

2. Marisa Barreto de Medeiros

Ótimo artigo! leva a população a compreender a população à procurar o profissional em casos de lombalgia. Muito bom !!

3. Rildo da Costa Queiroz

Muitos tem esse problema. Este artigo nos ajuda a compreender esse problema.Excelente!

4. Francisco de Assis

Muito bom.Esclarecedor o artigo, e de fácil compreensão para população, meus parabéns, Jeffeson Medeiros.

5. Julia Reijane

Parabéns pelo excelente artigo. Muitas informações que ajudará a compreender como é nossa região lombar e também saber a qual profissional procurar quando sentir esse sintoms. Ameiiiiiiii. Que jesus crito te abençoe e o Santo Espírito de Deus lhe conduza.