VOCÊ SABIA? Drenagem linfática manual não deve ser elencada como o único tratamento no pós operatório de uma cirurgia plástica!

O tratamento no pós cirúrgico não se resume apenas em Drenagem Linfática, muito menos naquelas “receitas de bolo” (drenagem + ultrassom). A cirurgia plástica provoca lesões no tecido subcutâneo, no qual o paciente necessita de cuidados especiais para a sua total reabilitação, favorecendo sua cicatrização.
Existem estudos científicos que abordam negativamente sobre o uso do ultrassom nas primeiras semanas do pós cirúrgico, podendo favorecer o surgimento exacerbado de fibroses, aderências e seromas, no qual retarda a cicatrização aumentando o tempo de reabilitação, induzindo a realização de várias sessões até a resolução do problema.
A fisioterapia no pós operatório utiliza recursos manuais para a recuperação funcional dos tecidos lesados, favorecendo a reabilitação rápida do paciente com poucas sessões. A mobilização tecidual desde a primeira fase de cicatrização é extremamente benéfica, pois reduzirá a resposta inflamatória e estimulará a organização da deposição de colágeno, evitando ou tratando fibroses e aderências, favorecendo todo o processo de cicatrização.
O pós operatório é tão importante quanto a cirurgia e, sendo mal feito, prejudicará o seu resultado final e a reputação do seu médico.
‼️ PÓS OPERATÓRIO NÃO É TRATAMENTO ESTÉTICO, POIS ENVOLVE A SAÚDE DO PACIENTE E DEVE SER ENTENDIDO COMO RECUPERAÇÃO FUNCIONAL E REABILITAÇÃO GERAL‼️
Dra. Gloria Lourenço – CREFITO 2/ 180728 F
Fisioterapeuta Dermatofuncional.
Título de especialista em fisioterapia dermatofuncional pela ABRAFIDEF
Membro especialista da ABRAFIDEF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.