Você sabe o que é a Fibromialgia e como tratá-la?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a Fibromialgia é definida por uma Síndrome Clínica que se manifesta, principalmente, por apresentar dor em pontos específicos do corpo.

Muitas vezes, fica difícil definir se a dor é nos músculos ou nas articulações, o que leva o paciente a sentir junto da dor uma intensa fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada, com a sensação de que não dormiu) e outras alterações como problemas de memória, concentração, ansiedade, formigamentos/dormências, depressão, dores de cabeça, tonturas e alterações intestinais. Uma característica importante da pessoa com Fibromialgia, é a grande sensibilidade ao toque e à compressão de pontos em determinadas regiões do corpo.

 

 

 

1

Figura 01. Alguns Pontos chaves de dor na Fibromialgia.

Fonte: http://melhorcomsaude.com/pontos-chave-para-detectar-fibromialgia/

A Fibromialgia não possui causa definida. Estudos mostram que estes pacientes apresentam uma sensibilidade maior à dor. Na realidade, seria como se o cérebro destas pessoas interpretasse de forma exagerada os estímulos, ativando todo o sistema nervoso, o que leva a uma sensação do aumento da dor.  Normalmente, ela aparece logo após eventos graves ocorridos na vida de uma pessoa, como: um trauma físico ou psicológico, ou mesmo após uma infecção grave. Alguns autores relatam que situações vivenciadas pelo ser humano, provocam a piora das dores em quem tem Fibromialgia, sendo o excesso de esforço físico, o estresse emocional, alguma infecção, a exposição ao frio, o sono ruim, dentre outros.

            As  pessoas com Fibromialgia começam sentindo uma dor localizada crônica, que é aquela que persiste e que  progride  envolvendo todo o corpo. O motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem Fibromialgia ainda não está muito bem elucidado. Atualmente, com o avanço das pesquisas que permitem ver o cérebro em funcionamento, foi comprovado que os pacientes com esta doença, realmente estão sentindo a dor que dizem apresentar. Este tipo de dor é diferente, pois não há lesão no corpo e, mesmo assim, a mesma está sempre presente, é forte e constante. 

            Um dos critérios para se diagnosticar a Fibromialgia é a presença de dor na palpação, em pelo menos 11 dos 18 pontos sensíveis à dor, como demonstrado na figura 02.

2

 

Figura 02. Localização de Pontos de dor na Fibromialgia.Caso você sinta dor em 11 destes pontos, procure um especialista – Você pode estar com Fibromialgia.

Fonte: http://www.reumatoguia.com.br/interna.php?cat=34&id=119&menu=34

O tratamento da Fibromialgia deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, reumatologista, psicólogo, dentre outros. O sedentarismo é um inimigo que só piora os sintomas, apesar da fadiga, a pessoa deve-se encorajar e tentar realizar algum tipo de atividade, indicada para esta doença.

 A reabilitação aquática, além dos diversos benefícios à saúde é reconhecidamente um método de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida dos pacientes com Fibromialgia. Constitui-se, assim, uma intervenção fundamental, aliada aos medicamentos, dieta e mudanças de hábito de vida para o seu tratamento. Em longo prazo a maioria dos pacientes com Fibromialgia, apresenta melhora do sintomas e consegue manter uma vida ativa e com boa qualidade. A Clínica Escola Vera Tamm de Andrada da UNIPAC, oferece para a população de Barbacena e região, tratamento Fisioterapêutico, dente eles, a Hidroterapia. Também existe atendimentos nas áreas Nutricional, Psicológica e de Atenção Farmacêutica. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone: (32) 3339-4992.

3

Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia.

O acadêmico Jorge Damazio Filho, do 8º período do Curso de Fisioterapia da UNIPAC Barbacena, explica o que é a Fibromialgia, seus sinais e sintomas e dá algumas dicas.

4

Acadêmico do 8º período de Fisioterapia da UNIPAC Barbacena, Jorge  Damazio Filho.

Orientação: Prof. Patrícia Maria de Melo.

2 comentários em “Você sabe o que é a Fibromialgia e como tratá-la?”

  1. Patricia de Fátima Ebani.

    Sou uma paciente com diagnostico de fibromialgia,além das atividades aquáticas e fisioterapia,tem alguma outra atividade fisica que possa está fazendo?

  2. OLÁ!MUITO INTERESSANTE A MATÉRIA E ESCLARECEDORA !

    Eu tenho tds sintomas ,inclusive o fato psicolgico,nuca tinha associado,e tbm tomo um monte de remedios,mas nunca fui diagnosticada com tal doença!
    mas parece q a materia ta falando de mim,sou sedentaria tbm,mas vou prvidenciar uma academia.
    Tal matéria maravilhosa pra nos ajudar ,ja q algumas pessoas ,inclusive familia,gostam de dar o diagnostico ,como,manha,hipocondrismo,frescura e por ai vai!
    mas só eu sei o q sinto !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.