Você não faz Fisioterapia mas procedimentos fisioterapêuticos

É habitual as pessoas usarem ‘’ vou fazer fisioterapia’’ mas o que fazemos são procedimentos fisioterapêuticos, dentro da fisioterapia esses procedimentos são encaminhado para elaborar programas de exercícios fisioterapêuticos que determinem em resultados funcionais seguros e significativos para pacientes. Dos vários procedimentos usados pelos fisioterapeutas durante a assistência a pacientes, o exercício fisioterapêutico encontra – se entre os recursos necessário, ocupando o centro dos programas planejado para melhorar ou recuperar a função de um indivíduo ou prevenir disfunção. Exercícios fisioterapêutico que são elaborados por fisioterapeutas são individualizados para as necessidades particulares de cada pacientes. Indivíduo esses que tem comprometimentos e limitações funcionais e que recebem tratamentos fisioterapêutico para melhorar a função e prevenir a incapacidade.

“Você não leva choquinho mas faz uso da corrente elétrica de baixa intensidade”

A corrente elétrica é a base da fisioterapia, eventualmente usamos o termo eletroterapia na aplicação da corrente elétrica com objetivo terapêutico levando em conta que o objetivo da estimulação nem sempre será a corrente elétrica sensorial ou motora, mas sim a decorrente da transformação da corrente elétrica em outro tipo de energia, seja mecânica ou térmica. Com maior dimensão pode – se dizer que a eletroterapia por

definição consiste na aplicação da energia eletromagnética ao organismo com a finalidade de produzir sobre ele reações fisiológicas e terapêutica e que pode ser usada geralmente de forma transcutânea, ou seja, eletrodos aderidos sobre a pele, onde poderemos mencionar o termo “estimulação elétrica transcutânea” cujos os objetivos são a analgesia, o fortalecimento muscular, a cicatrização, a drenagem, a lipólise, etc. Usamos de forma direta, mas com eletrodos não convencionais, com agulhas de acupuntura e assim usamos o termo intercutânea. Ou seja, um procedimento invasivo, geralmente empregado na eletrolipólise ou ainda com agulhas menores na estimulação da epiderme e derme no tratamento de estrias e rugas ou ainda na eletroacupuntura.

Fisioterapia

O objetivo desta área é preservar, manter e recuperar ou restaurar (reabilitação) a integridade de órgão e sistemas ou funções, utiliza – se de recursos próprios como parte do processo terapêutico nas condições psico – físico – social para promover melhoria de qualidade de vida. Sendo o fisioterapeuta o profissional de saúde devidamente registrado no conselho regional de fisioterapia e terapia ocupacional.

Por: Elias Rodrigues da Silva Neto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.