Você conhece os benefícios da Quiropraxia para a saúde?

Do grego Quiro que significa mãos, e Práxis de “prática/habilidade”, a Quiropraxia é uma especialidade do Fisioterapeuta que lida com o ajuste articular por meio da terapia manual.

Inicialmente estudada por Hipócrates na Grécia antiga, a origem da Quiropraxia foi atribuída ao norte americano Daniel David Palmer, que há mais de 100 anos a desenvolveu, inspirando-se em diversas práticas já existentes e seus estudos com objetivo de tratar desordens no sistema neuromusculoesquelético.

Para esclarecer os benefícios da especialidade, o Quiropraxista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Rodrigo Passos tira as principais duvidas sobre o assunto.

A Quiropraxia é uma terapia que permite o tratamento de disfunções no sistema neuromusculoesquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos.

Segundo o profissional, a técnica não é uma massagem, “Ela é bem diferenciada, não se trata de uma massagem, embora seja uma terapia manual.

A Quiropraxia é especifica para as articulações, muito direcionada e assertiva, seu objetivo é devolver mobilidade articular, relaxar a musculatura e aliviar a dor”.

Segundo o profissional do Hospital e Maternidade São Cristóvão, ela é indicada para problemas relacionados a articulações que seja de origem mecânica, “Existem algumas questões articulares como as reumatoides, que podem ser resultado de alguma reação autoimune, nesses casos a Quiropraxia não é indicada.

Ela é adequada às dores do trabalho, lesões por esforço repetitivo, hérnia de disco, dores de cabeça de origem tencional etc.”.

Segundo a Quiropraxia, nesses casos o corpo tem a capacidade de se curar sozinho caso não tenha nada intervindo entre a lesão e a articulação com algum dano, “É aí que o Quiropraxista entra.

Após formação, os profissionais são capazes de manipular aquela articulação e deixa-la ‘limpa’, mantendo-a hidratada, em bom funcionamento, para que os fluidos naturais do corpo possam ter o seu fluxo livre.

Ela tira a interrupção da comunicação do cérebro com aquela parte especifica do corpo que apresenta a inflamação ou lesão. Isso traz saúde, melhorando as condições do local”, explica Rodrigo Passos.

Sintomas tratados pela Quiropraxia:

– Dores concentradas nas regiões lombar, torácica e cervical da coluna;

– Dor nas costas que migra para os braços ou para as pernas;

– Sensação de fraqueza por causa dos músculos das costas;

– Dores de cabeça de origem tensional;

– Tendinites;

– Hérnia de disco;

– Torcicolo.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.