UFSCar convida mulheres para pesquisa sobre a saúde e prevenção

Objetivo é avaliar musculatura pélvica e prevenir incontinência urinária.
Podem participar candidatas de 18 a 35 anos sem filhos ou que já tiveram.

O Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (Lamu) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) convida mulheres entre 18 e 35 anos que não tenham filhos ou que já tiveram  para participar de uma pesquisa, cujo objetivo é avaliar a musculatura do assoalho pélvico, da composição corporal e receber orientações quanto à prevenção de incontinência urinária.

Interessadas em participar devem entrar em contato com Iara Pimentel, do programa de pós-graduação em fisioterapia, nos telefones (16) 3351-9577 ou (19) 98409-7237, ou pelo email pimentel_sc@yahoo.com.br.

Coordenado pela professora Patrica Driusso, o estudo irá comparar a função da musculatura do assoalho pélvico das mulheres que nunca engravidaram com mulheres que tiveram filhos por cesárea ou parto normal.

Também será investigada a ocorrência de incontinência urinária, como objetivo secundário.

Localizados na região entre a vagina e o ânus, os músculos do períneo são fundamentais para a saúde das mulheres em relação à sustentação dos órgãos pélvicos, a promoção da continência urinária e fecal, além de cumprir papel importante durante a relação sexual.

Os procedimentos para a pesquisa serão realizados em sua totalidade no Lamu, localizado no Departamento de Fisioterapia, na área Norte do UFSCar, Campus de São Carlos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.