UFSCar convida mulheres para pesquisa sobre a saúde e prevenção

Objetivo é avaliar musculatura pélvica e prevenir incontinência urinária.
Podem participar candidatas de 18 a 35 anos sem filhos ou que já tiveram.

O Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (Lamu) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) convida mulheres entre 18 e 35 anos que não tenham filhos ou que já tiveram  para participar de uma pesquisa, cujo objetivo é avaliar a musculatura do assoalho pélvico, da composição corporal e receber orientações quanto à prevenção de incontinência urinária.

Interessadas em participar devem entrar em contato com Iara Pimentel, do programa de pós-graduação em fisioterapia, nos telefones (16) 3351-9577 ou (19) 98409-7237, ou pelo email pimentel_sc@yahoo.com.br.

Coordenado pela professora Patrica Driusso, o estudo irá comparar a função da musculatura do assoalho pélvico das mulheres que nunca engravidaram com mulheres que tiveram filhos por cesárea ou parto normal.

Também será investigada a ocorrência de incontinência urinária, como objetivo secundário.

Localizados na região entre a vagina e o ânus, os músculos do períneo são fundamentais para a saúde das mulheres em relação à sustentação dos órgãos pélvicos, a promoção da continência urinária e fecal, além de cumprir papel importante durante a relação sexual.

Os procedimentos para a pesquisa serão realizados em sua totalidade no Lamu, localizado no Departamento de Fisioterapia, na área Norte do UFSCar, Campus de São Carlos.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.