Tucano recebe prótese de bico após ser atropelado em Campo Grande

Fonte: http://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/noticia/2014/08/tucano-recebe-protese-de-bico-apos-ser-atropelado-em-campo-grande.html

Um tucano perdeu parte do bico após ser atropelado e recebeu uma prótese em Campo Grande. O implante foi feito a partir do bico de uma outra ave da espécie que havia sido empalhada, segundo o médico veterinário cirurgião André Igor Teixeira. Segundo ele, o animal foi encontrado na segunda-feira (4), caído na avenida Tamandaré, no Jardim Seminário, e foi levado para o hospital veterinário de uma universidade particular da capital sul-mato-grossense.

2“O senhor estava indo para um velório, viu o animal se debatendo, pôs dentro do carro e trouxe para cá [hospital veterinário]. Pelo que descreveram, tinha outro pássaro correndo atrás dele e ele acabou se chocando com uma moto”, disse.

O tucano foi atendido e foi feita uma limpeza e curativo na área machucada. Além da perda do bico, ele teve uma fratura na asa direita. Os veterinários que atenderam o animal chegaram a ir até o local onde ele foi encontrado para procurar o bico, mas não encontraram.

Na terça-feira (5), foi feita uma cirurgia, onde foi colocado um pino na asa quebrada e o implante. Conforme o cirurgião veterinário, o bico do tucano tem 15 centímetros e ele perdeu 12 centímetros no acidente.

3Conforme o veterinário, essa é a primeira vez que o procedimento foi realizado no hospital. Ele disse ao G1 que já leu relatos de caso e tem conhecimento de procedimentos semelhantes realizados em outros estados. Para a fixação, cola, verniz e resina odontológica foram usados.

Ainda segundo Teixeira, a ave se recupera no hospital e está sendo alimentanda com substâncias batidas ricas em proteínas e, depois de um mês, começará a comer frutos moles até se restabelecer.

O trabalho de recuperação é feito em parceria com o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras). O bico deve voltar a crescer gradativamente, mas não atinge o tamanho normal. De acordo com o veterinário, após esse crescimento, a prótese será retirada e o animal será devolvido à natureza.4

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.