Técnica promete alívio imediato da dor nas costas

O conceito é utilizado para tratar lombalgias, cervicalgias, cefaléias, vertigens, náuseas, dores ciáticas, abaulamentos discais, hérnias discais, entre outros
A dor lombar ou a famosa “dor nas costas” é tão comum hoje em dia que chega a afetar de 80% a 90% dos adultos em alguma época de sua vida. Segundo pesquisas, em determinados grupos profissionais, a incidência anual chega a 50% e tem aumentado nas últimas décadas. Mas a combinação de duas importantes técnicas de fisioterapia promete aliviar de imediato o problema. Trata-se da associação do conceito Mulligan e da RPG (Reeducação Postural Global). “O Mulligan é um método manual aplicável nas desordens neuro-músculo-esqueléticas e o RPG é uma terapia utilizada para corrigir problemas de postura através de alongamento do tecido muscular. Usamos o Mulligan para obter alívio imediato da dor e o aumento do arco de movimento, e a RPG para corrigir a postura, fortalecer a cadeia muscular e principalmente melhorar a consciência corporal para evitarmos a reincidência”, afirma o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto.
Ele explica que além da diminuição na dor, o método proporciona o conforto para o paciente e transmite confiança. “Com a boa resposta por meio da terapia, ele poderá retomar as suas atividades de vida diária e físicas em breve, sem dor”, admite.
O especialista desenvolve o conceito em sua clínica para tratar lombalgias, cervicalgias, cefaléias, vertigens, náuseas, sintomas oriundos da artéria vértebro-basilar, dores ciáticas, abaulamentos discais, hérnias discais, entorses de joelho e tornozelo e todo tipo de restrição articular, seja na coluna vertebral, quadril, ombro ou outra articulação.
As dores mais comuns que podem ser combatidas com o “Mulligan” são as falhas posicionais que limitam movimentos fisiológicos e causam o mal-estar. “As técnicas foram criadas para reparar essas pequenas falhas. Existem várias formas de se aplicá-la nos diferentes segmentos corporais, e deve sempre ser executada em posições anti-gravitacionais ou em movimento. Fazemos uso de técnicas que envolvem a combinação de uma mobilização articular acessória associada ao movimento fisiológico ativo. O resultado esperado é o alivio imediato da dor e o aumento do arco de movimento. Desta forma, podemos tratar todas as articulações do corpo”, finaliza Martins.
Sobre o ITC Vertebral – Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).
Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 72 unidades no país.Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 30 mil pacientes.
Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.