Síndrome do jaleco branco. Já ouviu falar?

Já ouviu falar de Síndrome do Jaleco Branco ou Hipertensão do Avental Branco? Não? Quem nunca recebeu um paciente ou ouviu falar que uma pessoa que nunca teve pressão alta justamente no momento que foi submetido à consulta ou mesmo procedimento de Fisioterapia?

Muitos médicos que conheço dizem que é preciso ter cautela, pois nem sempre este pico de pressão alta é confirmação de hipertensão arterial.

O que define se a pessoa é hipertensa ou não é um exame específico chamado MAPA. Não sendo hipertensa, vida normal. Sendo, o médico tomará as medidas necessárias.

Na minha prática profissional tenho contato com uma paciente que tem este problema, no entanto, a causa é outra.

Ela é hipertensa e portadora de sequela AVC.

No começo pensei que fosse por causa da medicação que tinha perdido seu efeito, até cheguei a encaminhá-la ao cardiologista para acompanhar melhor.

De fato, a médica trocou a medicação e por um tempo a pressão dela ficou controlada.

Posteriormente, a pressão dela voltou a sofrer alterações como antes e comecei a observar que a pressão dela só sobe nas vésperas da Fisioterapia e no dia do tratamento, mesmo fazendo o uso de medicamentos para controlar a pressão.

Foi a partir de várias observações e até anotações que sua filha fazia em dias que não eram de seu tratamento e a pressão ficava normalizada.

Porém, bastava chegar às vésperas ou mesmo no dia do tratamento que as alterações aconteciam.

Depois que percebi estas alterações, decidi que nos dias de atendimento não usaria e nem uso uniforme branco e jaleco para tentar minimizar o problema e mesmo assim existem dias que pressão dela não cede e todo o tratamento que proponho fica comprometido.

Com este identificação solicitei a família que procure acompanhamento médico e psicológico para ajuda-la e assim poder evoluir com o tratamento fisioterápico que é proposto, uma vez que consegui identificar a origem do problema, trauma.

Dra. Amanda Damasceno Soares
Fisioterapeuta Acupunturista
Consultora em Ergonomia
Colunista da Revista NovaFisio
Blogueira e editora do blog: Coisas de Fisioterapia
Fanpage: Coisas de Fisioterapia Dra. Amanda Fisioterapeuta.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

2 comentários em “Síndrome do jaleco branco. Já ouviu falar?”

  1. amanda martins

    Bom dia!!!! Sou fisioterapeuta, com especialização rm neuropediatria e reabilitação aquatica. Gostaria de ser colunista na revista nova fisio… como faço? Bjss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.