Simpósio Internacional de Cartilagem discute temas como “Lesões Esportivas” e “Envelhecimento Tecidual”‏

O evento acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, em São Paulo , no Centro de Convenções SENAC Santo Amaro. O objetivo do “Simpósio Internacional de Cartilagem Vita de 2012” é ampliar no Brasil o entendimento das lesões de cartilagem. Participam três importantes pesquisadores internacionais – Dr. Daniel A. Grande, Prof. Jacques Pootmans e Dra. Karen Hambly -, além de conceituados nomes da Medicina e Saúde do País, para disseminar os conhecimentos mais recentes sobre esse assunto para cerca de 500 profissionais da área de Medicina Esportiva, entre médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, biomédicos, preparadores físicos, professores de Educação Física, pesquisadores e estudantes da área da Saúde. Além da programação científica, foi convidado para dar uma palestra o jornalista Juca Kfouri, que com sua vivência pessoal e profissional poderá ajudar os profissionais da área da Saúde a entender o ser humano que inevitavelmen te envelhece e o atleta que, com frequencia indesejada, sofre muito com suas lesões.

No início de dezembro acontece em São Paulo o importante “Simpósio Internacional de Cartilagem Vita de 2012”. O evento, que deve contar com cerca de 500 profissionais da área de Medicina Esportiva, entre médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, biomédicos, preparadores físicos, professores de Educação Física, pesquisadores e estudantes da área da Saúde, está marcado para o Centro de Convenções SENAC Santo Amaro (à rua Dr. Antônio Bento, 393, Santo Amaro). No dia 6 de dezembro, quinta-feira, o Simpósio acontece das 14h às 20h. No dia 7, o horário é das 9h às 20h (veja ao final do release a programação completa). Informações e inscrições através do telefone 11-3123-8482, e-mail cursos@vita.org.br e www.institutovita.com.br. O preço da inscrição é de R$ 370,00. O “Simpósio Internacional de Cartilagem Vita 2012” discutirá várias questões, como as “Lesões Esportivas” e o “Envelhecimento Tecidual”. Participam três renomados pesquisadores internacionais – o doutor Daniel A. Grande, o professor Jacques Pootmans e a Dra. Karen Hambly – além de importantes nomes da Medicina e Saúde do País. São ao total 18 palestras, seis mesas redondas e um workshop. Além deles, foi convidado para dar uma palestra o jornalista Juca Kfouri, que com sua vivência pessoal e profissional poderá ajudar o s profissionais da área da saúde a entenderem o ser humano que inevitavelmente envelhece e o atleta que, com frequencia indesejada, sofre com suas lesões. Tema da palestra de Kfouri é “As duas mortes do jogador de futebol”.
O objetivo do Simpósio Internacional Vita de 2012 é ampliar o entendimento das lesões de cartilagem no Brasil para cerca de 500 profissionais da área de Medicina Esportiva, entre médicos, fisioterapeutas, professores de Educação Física, nutricionistas e pesquisadores brasileiros.

Segundo Isabela Ugo Luques Scarano, coordenadora do Simpósio, junto com os doutores Márcio Freitas e Arthur Perez (fisioterapeuta do Instituto Vita), o atendimento aos praticantes de atividades físicas e aos atletas profissionais de variadas modalidades esportivas frequentemente coloca os profissionais da área da Saúde diante das lesões articulares, em especial as lesões da cartilagem articular. “Essas lesões podem ocorrer por diversos motivos, como uma torção do tornozelo em um treino de basquete, devido aos impactos repetitivos nos quadris causados pela corrida; um trauma no joelho em um jogo de futebol; ou ainda estarem relacionadas à grande amplitude de movimentos dos ombros de um nadador”, exemplifica Isabela, que é gestora do Laboratório de Biomecânica do Instituto Vita e coordenadora de Pesquisa do Vita Care.
As lesões articulares também acompanham o envelhecimento do ser humano. “Chamamos de artrose a degeneração da cartilagem que ocorre com o passar dos anos, processo fisiológico, inerente ao fato de assumirmos a postura bípede e desejarmos viver por mais tempo”, explica Márcio de Freitas, especialista em Pé e Tornozelo do Instituto Vita.

Convidados Internacionais
O norte-americano Daniel A. Grande dará quatro palestras durante o Simpósio. Falará sobre “Biologia básica da cartilagem e Osteoartrite”, “Resposta da cartilagem à lesão e a biologia do reparo”, “Desenvolvimento das estratégias de reparo de cartilagem: do laboratório para clínica” e “Restauração da cartilagem: Onde estivemos e para onde estamos indo?” A inglesa Karen Kambly também ministrará quatro palestras. Falará sobre “Mecanobiologia do reparo da cartilagem”, “Reabilitação no reparo de cartilagem: condrócito para o cérebro”, “Considerações na implementação da reabilitação no reparo de cartilagem” e “Retorno ao esporte e exercício após reparo da cartilagem”. O professor belga falará sobre “Suplementos nutricionais e cartilagem articular”.

Participam também os seguintes profissionais brasileiros: Dr. Wagner Castropil, Prof. Antonio Hebert Lancha Jr., Dr. Luis Eduardo Tirico, Dr. Manoel Neves, Prof. Humberto Nicastro, Prof. Dr. Ulysses Ervilha, Prof. Hamilton Roschel, Dr. Caio D’Elia, Dr. Abdala Skaf, Dr. Irineu Loturco, Dr. Henrique Cabrita, Dr. Rodrigo Vasconcelos e Ms. Claudio Cazarini Jr.
Segundo o Dr. Wagner Castropil, presidente do Instituto Vita, foi muito oportuna a escolha do tema Cartilagem para o I Simpósio Internacional do Instituto Vita. “Apesar da frequência e da gravidade das lesões de cartilagem, o entendimento das suas causas, as formas de tratamento e as possíveis medidas preventivas, são ainda verdadeiros desafios para os profissionais envolvidos no tratamento desses pacientes e estão no limiar no conhecimento da Medicina Esportiva”, afirma.

Veja mais informações sobre os palestrantes internacionais Daniel A. Grande Ph.D. – Investigador associado – Centro de Oncologia e Biologia Celular – Boas Marks Pavilion- A pesquisa do Dr. Daniel A. Grande tem como objetivo melhorar os tratamentos para contusões do sistema músculo-esqueletal, incluindo regeneração e reparo de cartilagens, reparo de menisco, reparo de tendões, e fusão e aumento de fraturas ósseas. O Dr. Grande é amplamente reconhecido como um líder mundial no reparo de cartilagens. Ele foi pioneiro na terapia celular para reparo de cartilagem articular, estudo que levou à comercialização de transplantes de cartilagem para tratamentos cirúrgicos de defeitos de cartilagem, usados clinicamente hoje e chamados de tran splante autologous chondrocytes.
Atualmente, Dr. Daniel A. Grande e seus colaboradores desenvolvem uma nova estrutura de células modificadas para melhorar o reparo de tendões, assim como um método inovador de fornecer uma terapia genética osteogênica e osteocondutiva, com tecidos construídos por engenharia, para fornecer substitutos para contusões ósseas.

Prof. Jacques Pootmans – Unidade de Pesquisa Biométrica e Nutrição Aplicada ao exercício e Unidade de Pesquisa em química fisiológica. Recebeu o Prêmio Philip Noel Baker de Pesquisa (UNESCO), Pesquisador senior (Merton College) da University of Oxford, Doctor Honoris Causa, Free University of Brussels, Chairman do Grupo de Bioquímica do exercício (International Council of Sport Science in Physical Education – UNESCO), membro convidado do European College of Sport Science e editor do jornal Editor do European Journal of Applied Physiology. – É um renomado especialista, que desenvolveu importantes estudos e projetos, como “Efeitos da idade na função renal durante o exercício”, “Estudo do cleartance renal e proteinuria em idosos saudáveis – Determinação de um limiar”, “Função renal e exercício”, “Estu do da função renal em humanos saudáveis e pacientes com doenças renais”, “Efeitos do exercício e de treinamento”, “Resposta do rim em condições normais e patológicas” e “Efeito de eventos agudos e treinamento”, “Metabolismo de glutamine e exercício” e “Estudo de concentrações de plasma e aminoácidos de cadeia ramificada durante exercícios de longa duração: implicações na resposta de linfócitos”.

Karen Hambly, PhD – Senior Lecturer & Director of Learning and Teaching University of Kent – Grã-Bretanha – Dra. Karen Hambly é graduada em ciência do esporte e registrada no HPC (Health Professions Council) como fisioterapeuta qualificada, com mais de 20 anos de experiência trabalhando com esporte, exercícios e reabilitação. Desde 2004, é palestrante Sênior em Terapia Esportiva. Atualmente trabalha no Centro de Estudos Esportivos da University of Kent, Inglaterra. Antes, coordenou o programa de medicina esportiva para o UK Sport e para o Great Britain Cycling World Class Performance Plan.
Karen tem interesse especial em reparo de cartilagem articular. Já publicou e apresentou esse tópico para o Reino Unido e comunidades internacionais, e completou seu PhD nesta área. Em 2006, foi a autora principal da primeira publicação sobre conceitos atuais em reabilitação após implante de condrócitos no joelho. Em 2007 foi co-diretora do 1? Encontro Consensual sobre Reabilitação da Sociedade Internacional de Reparo de Cartilagem realizado em Zurique, Suíça. Desde então, publicou diversos artigos em jornais internacionais.

Foi premiada com fundos pela Chartered Society of Physiotherapy em 2011 que financia Fellowships. É membro de várias sociedades nas áreas de Fisioterapia e Medicina Esportiva. Atua como revisora de importantes periódicos como “The American Journal of Sports Medicine”, “The Journal of Orthopaedic and Sports Physical Therapy”, “The British Journal of Sports and Exercise Medicine”; “Osteoarthritis and Cartilage”; “Sports Health”; “Physical Therapy in Sport” e “Cartilage”.

Programação

Simpósio Internacional de Cartilagem Vita 2012

Local: Senac Santo Amaro

Endereço: rua Dr. Antônio Bento, 393, Santo Amaro, São Paulo – Capital

Programação:

Dia 6 de dezembro

Horário: 14h – Duração: 10 minutos

Tema: Abertura

Palestrante: Dr. Wagner Castropil

Horário: 14h – Duração: 1h

Tema: Perspectivas da suplementação nutricional e doenças articulares

Palestrante: Prof. Antonio Hebert Lancha Jr.

Área: Workshop (nutrição)

Horário: 15h10 – Duração: 20 minutos

Tema: Biologia básica da cartilagem e Osteoartrite

Palestrante: Daniel Grande, PhD

Área: Ciências básicas

Horário: 15h30 – Duração: 20 minutos

Tema: Mecanobiologia do reparo da cartilagem

Palestrante: Karen Hambly, PhD

Área: Reabilitação

Horário: 15h50 – Duração: 20 minutos

Tema: Suplementação de Creatina e doenças articulares

Palestrante: Dr. Manoel Neves

Área: Nutrição

Horário: 16h10 – Duração: 15 minutos

Tema: Questões e discussão

Horário: 16h25 – Duração: 45 minutos

Coffe break

Horário: 17h10 – Duração: 20 minutos

Tema: Resposta da cartilagem à lesão e a biologia do reparo

Palestrante: Daniel Grande, PhD

Área: Ciências Básicas

Horário: 17h30 – Duração: 20 minutos

Tema: Reabilitação no reparo de cartilagem: condrócito para o cérebro

Palestrante: Karen Hambly, PhD

Área: Reabilitação

Horário: 17h50 – Duração: 20 minutos

Tema: Suplementação nutricional na prevenção de processos inflamatórios

Palestrante: Dr. Caio D´Elia

Área: Nutrição

Horário: 18h10 – Duração: 20 minutos

Tema: Suplementação de Leucina e a atrofia por imobilização

Palestrante: Prof. Humberto Nicastro

Área: Nutrição

Horário: 18h30 – Duração: 15 minutos

Tema: Questões e discussão

Encerramento: 18h45

Dia 7 de dezembro

Horário: 9h – Duração: 1h

Tema: Suplementos nutricionais e cartilagem articular

Palestrante: Prof. Jacques Poortmans

Área: Workshop nutrição

Horário: 10h – Duração: 20 minutos

Tema: Desenvolvimento das estratégias de reparo de cartilagem: do laboratório para a clínica

Palestrante: Daniel Grande, PhD

Área: Ciências básicas

Horário: 10h20 – Duração: 20 minutos

Tema: Considerações na implementação da reabilitação no reparo de cartilagem

Palestrante: Karen Hambly, PhD

Área: Reabilitação

Horário: 10h40 – Duração: 20 minutos

Tema: Aspectos Biomecânicos e Lesões de Cartilagem

Palestrante: Prof. Dr. Ulysses Ervilha

Área: Ciências básicas

Horário: 11h00 – Duração: 20 minutos

Tema: Utilização de técnicas alternativas no treinamento de pessoas com mobilidade limitada

Palestrante: Prof. Hamilton Roschel

Área: Nutrição

Tema: Questões e discussão

Horário: 11h20 – Duração: 15 minutos

Horário: 11h35 – Duração: 45 minutos

Coffe-break

Horário: 12h20 – Duração: 20 minutos

Tema: Caso Clinico 1 (Joelho)

Horário: 12h40 – Duração: 20 minutos

Tema: Caso Clínico 2 (Pé)

Horário: 13h – Duração: 20 minutos

Tema: Caso Clínico 3 (Joelho)

Horário: 13h20 – Duração: 2h

Almoço

Horário: 15h20 – Duração: 20 minutos

Tema: Restauração da cartilagem: onde estivemos e para onde estamos indo?

Palestrante: Daniel Grande, PhD

Área: Ciências básicas

Horário: 15h40 – Duração: 20 minutos

Tema: Retorno ao esporte e exercício após reparo da cartilagem

Palestrante: Karen Hambly, PhD

Área: Reabilitação

Horário: 16h – Duração: 20 minutos

Tema: Novos métodos de imagem para avaliar lesões da cartilagem

Palestrante: Dr. Abdala Skaf

Área: Radiologia

Horário: 16h20 – Duração: 20 minutos

Tema: Treinamento em grupos de alta performance

Palestrante: Dr. Irineu Loturco

Área: Ciências básicas

Horário: 16h40 – Duração: 15 minutos

Tema: Questões e discussão

Horário: 16h55 – Duração: 45 minutos

Coffee-break

Horário: 17h40 – Duração: 20 minutos

Tema: Caso clínico 4 (quadril)

Horário: 18h – Duração: 20 minutos

Tema: Caso Clínico 5 (joelho)

Horário: 18h20 – Duração: 20 minutos

Tema: Caso Clínico 6 (Joelho)

Horário: 18h40 – Duração: 1h

Tema: As duas mortes do jogador de futebol

Palestrante: Juca Kfouri

Área: Tema livre

Horário: 19h40
Tema: Encerramento

Palestrante: Dr. Wagner Castropil

Sobre o Instituto Vita O Instituto Vita, em São Paulo , é o mais moderno e conceituado Centro de Medicina Esportiva de Alto Rendimento e referência em Ensino e Pesquisa da Medicina.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.