Seis dicas de cientistas para você dormir melhor

Fonte: http://oglobo.globo.com/

Uma boa noite de sono é fundamental para uma boa qualidade de vida, veja as dicas da Escola de Medicina de Harvard para vencer a insônia e outras dificuldades.

01
Estabeleça uma rotina
Dormir e acordar sempre à mesma hora ajuda a treinar o organismo, fazendo com que o processo aconteça mais facilmente. Usar a cama apenas para dormir e fazer sexo – e não para estudar, comer ou ver TV – também ajuda.

01estabeleçaumarotina

02
Evite ingerir cafeína
Para algumas pessoas, uma única xícara de café de manhã atrapalha o sono à noite. A cafeína também pode aumentar a necessidade de urinar durante a noite, o que atrapalha o sono. E não é só café: chás industrializados e refrigerantes também têm a substância.

02eviteingerircafeina

03
Faça exercícios
Exercícios aeróbicos como caminhada, corrida ou natação traz três benefícios: a pessoa consegue adormecer mais rápido, atingir um percentual mais alto de sono profundo restaurador, e acordar menos durante a noite.

03façaexercicios

04
Limite as sonecas
Sonecas prolongadas durante o dia podem interromper o ciclo natural do sono e evitar que você se sinta cansado o bastante para dormir à noite.

04limiteassonecas

05
Evite tabaco e álcool
A nicotina faz com que seja mais difícil pegar no sono. Já o álcool deprime o sistema nervoso, o que ajuda a pegar no sono, mas o efeito desaparece depois de algumas horas.

05evitetabacoealcool

06
Retire os eletrônicos do quarto
TV, telefone, equipamento de escritório devem sair do quarto. O ideal é manter o ambiente silencioso, escuro e relativamente frio, com uma cama confortável e arrumada.

 

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.