Secretaria de Saúde de Dois Irmãos oferece fisioterapia domiciliar

Dois Irmãos – Em 2019, foram oferecidas 1.080 fisioterapias domiciliares pelos três profissionais contratados pela Secretaria de Saúde e 3.855 sessões nas clínicas conveniadas.

Na casa de Claudino Eugênio Henz, 81 anos, a fisioterapeuta Camilla Martins, já é considerada membro da família. A profissional atende semanalmente Claudino, que está acamado e se alimentando por sonda desde o último ano, pois teve dois AVCs e broncopneumonia.

O serviço de fisioterapia domiciliar é oferecido pela Administração Municipal de Dois Irmãos, através da Secretaria de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, para pacientes dependentes em suas atividades de vida diárias, pós-cirúrgicos, em processos de reabilitação e readaptação ao seu ambiente de vida, pacientes com afecções respiratórias, cardíacas, ortopédicas, reumatológicas e cuidados paliativos.

Segundo a fisioterapeuta, é preciso ter o encaminhamento de um médico de uma das Unidades Básicas de Saúde da cidade, apontando para a necessidade de fisioterapia a domicílio. “Além disso, é feita uma avaliação para saber da necessidade de cada paciente, quantas sessões serão necessárias”, explica Camilla.

A filha de Claudino, Jacinta Henz, 42 anos, ressalta que o serviço é excelente. “A fisioterapia em casa é ótima para recuperação do meu pai, além de eu não ter condições para levá-lo até uma clínica, pois está acamado. Inclusive a minha mãe (Inelda Teresia Henz) também recebeu sessões de fisioterapia domiciliares e ajudou-a na recuperação dos movimentos”, conta ela.

Atendimentos

Segundo a chefe do Departamento de Saúde, Anelise Steffen, o serviço de fisioterapia domiciliar é oferecido desde dezembro de 2014, proporciona mais comodidade para recuperação dos pacientes. “Além da fisioterapia domiciliar, o Município oferece atendimento em duas clínicas de fisioterapia da cidade”, explica ela.

Fonte: https://odiario.net/

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.