Saúde com sabor: entenda a gastronomia funcional e saiba como levar comida saudável para mesa

Para quem pensa que comer bem é sinônimo de alimentação sem sabor, está muito enganado. Atualmente, um fenômeno tem tomado às mesas das famílias que têm optado por uma alimentação mais saudável, a gastronomia funcional.

Segundo nutricionistas, são considerados alimentos funcionais aqueles ingredientes que, além de nutrir e atender às necessidades básicas de alimentação, ainda produzem efeitos metabólicos e fisiológicos em prol da saúde. Por exemplo, os cereais integrais, soja e seus derivados, linhaça, hortaliças com talo, biomassa de banana verde, tomate, uva, brócolis e tantos outros.

Para o chef funcional, Marcelo Facini, a relação que atualmente as pessoas têm com a comida sofreu mudanças profundas. Hoje não nos alimentamos apenas para saciar uma vontade, por prazer, mas sim para nos nutrir, comportamento chamado de inteligência alimentar.

Isso ocorre quando comemos com o objetivo de aproveitar o potencial total dos alimentos, absorvendo todos os seus nutrientes e vitaminas. Hoje, quem consegue ter a inteligência alimentar, tem como ideal viver cada vez mais, melhor e com mais saúde, “a gastronomia funcional tornou possível a materialização dos dogmas nutricionais com a preparação e criação de pratos, antes, considerados sem sabor e sem atratividade ao consumidor. Mostrou-se que é possível comer de modo saudável e gostoso. Trouxe, também, à tona que os nutrientes podem se perder ou se intensificar na preparação dos alimentos”, destaca Facini.

A gastronomia funcional surgiu exatamente neste momento, reunindo a culinária gourmet com a nutrição funcional e nutrologia. Assim, o ato de comer tem outro sentido: é uma decisão consciente sobre os benefícios ou malefícios que certos alimentos podem trazer. São as escolhas do que é melhor para si, assim, respeitando a individualidade bioquímica, atendendo as alergias e intolerâncias e, ainda, propiciando muito prazer.

Com a correria do dia a dia, e a modernidade dos alimentos industrializados, acabamos nos rendendo cada vez mais para as comidas sem cores e nutrientes necessários, e é nesse momento que a gastronomia funcional destoa com todas as nuanças de cores e abrangência de ingredientes e ganha cada vez mais seguidores.

Segundo Facini, a gastronomia funcional, além de instruir as pessoas em como explorar o máximo dos benefícios de cada alimento, ainda estimula o voltar a cozinhar em casa, a levar a famosa marmita e a praticar a alimentação saudável não como um modismo ou dieta, e sim como um estilo de vida.

E foi pensando nesse bem estar e em proporcionar para as pessoas o máximo de nutriente e vitamina, que o chef consultor da La Pinezza, Marcelo Facini preparou duas receitas saborosas, que tem como base a Biomassa de Banana Verde, considerada um alimento funcional e de baixo índice glicêmico (IG), a biomassa de banana verde tem digestão lenta, ou seja, a glicose é liberada gradativamente no sangue. Isso ajuda a estabilizar o nível de glicose e evitar picos de insulina, colaborando para o aumento da saciedade e diminuição do acúmulo de gordura corporal.

brownie_facini_-_copia_3.jpg

Brownie funcional

Ingredientes

3 ovos orgânicos

1 xícara de chá de açúcar demerara em pó

½ xícara de chá de óleo de girassol

¾ de xícara de chá de biomassa

¾ de xícara de chá de fécula de batata

150g de chocolate 70% derretido

1 pitada de sal

1 colher de café de extrato de baunilha

1 colher de chá de fermento químico

Modo de preparo: bater todos os ingredientes no liquidificador (com exceção do fermento) até obter uma massa homogênea. Adicione o fermento e misture gentilmente. Assar em forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30/40 minutos (em forma quadrada).

Cookies de avelã e amêndoas

cookies_de_avela_e_amendoas.jpg

Ingredientes:

¾ de xícara de chá de avelãs torradas e trituradas

¾ de xícara de chá de amêndoas trituradas

2 colheres de sopa de farinha de painço

1 colher de sopa de biomassa de banana verde

½ de xícara de chá de açúcar demerara

¼ de xícara de chá de leite de amêndoas

½ colher de sopa de fermento para bolo

Modo de preparo: Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre dois tabuleiros com papel manteiga e reserve. Em uma vasilha, misture todos os ingredientes formando uma massa homogênea e firme. Faça pequenas bolinhas com uma colher ou com a mão e ponha-as no tabuleiro separando-as a cada 3 centímetros pois irão espalhar e crescer. Assar aproximadamente por 20 min ou até que estejam assados.  

Sugestão de Produto: Biomassa de Banana Verde, da La Pianezza

Preço sugerido: R$ 19,90

www.lapianezza.com.br

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

1 comentário em “Saúde com sabor: entenda a gastronomia funcional e saiba como levar comida saudável para mesa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.