Retrospectiva 2019: os 5 avanços mais importantes no manejo da dor crônica

No último Papo de Especialista deste ano, o Dr. Denis Graciotto preparou uma retrospectiva com os 5 avanços mais importantes no tratamento da dor crônica

Caros amigos, mais um ano chega ao fim e com ele a certeza que o tratamento da dor crônica avançou muito nos últimos anos, conseguimos resultados que antes era impossíveis e que agora se tornam acessíveis para a população. Sendo assim, separei os cinco avanços mais importantes, na minha opinião, no tratamento da dor crônica: 

1 – Termografia – Enxergar a dor agora é possível

Ao contrário de outros métodos de diagnóstico de imagem, a termografia é um exame funcional e não anatômico.

2 – Eletrólise percutânea intratissular (EPI) ecoguiada 

Foto: Arquivo Pessoal Dr. Denis Graciotto

A descoberta espanhola fisioterapêutica mais importante do século, a Eletrólise percutânea intratissular ecoguiada (EPI) é uma técnica revolucionária para o tratamento de tendinopatias. Nela, o fisioterapeuta utiliza microcorrentes para que o paciente sinta o mínimo de dor durante a aplicação. Além disso, é um procedimento eficiente, rápido e que reduz o tempo de recuperação do paciente.

As aplicações das microcorrentes são feitas por meio de um aparelho específico, guiado por ultrassonografia. Desta forma, o fisioterapeuta adere ao tecido danificado e induz sua autorrecuperação. O método provoca uma reação física no tendão com o regulador de intensidade (μA/cm2), é gerado uma inflamação controlada, necessária para a recuperação do paciente. As correntes de baixa intensidade produzem uma leve “comichão” no paciente e, em 48h, a mobilidade é recuperada e a dor gerada pela lesão é diminuída.

3 – Neuromodulação não invasiva 

Foto: Arquivo Pessoal Dr. Denis Graciotto

É a nova promessa de tratamento para dor crônica. Pelo menos uma em cada três pessoas deverá sofrer de algum tipo de dor crônica ao longo da vida. Ela tem como origem uma disfunção do sistema nervoso central chamado de sensibilização central. Por mecanismos genéticos, algumas pessoas continuam registrando a dor em nível cerebral, apesar do foco inicial não existir. Entre 40% e 50% dos pacientes que não obtiveram resultados com tratamentos convencionais, podem se beneficiar da neuromodulação para minimizar ou eliminar a dor.

4 – Palmilhas posturais: corrigem, tratam e tiram as dores 

Foto: Arquivo Pessoal Dr. Denis Graciotto

Os pés são responsáveis por toda a sustentação do corpo e nos dão equilíbrio e estabilidade. Por isso, é comum que com o passar dos anos eles sofram alterações que acabem interferindo na regulação da postura, bem como no alinhamento da estrutura esquelética, causando lesões nos tornozelos, joelhos e/ou quadril.

Felizmente, um novo conceito terapêutico, chamado de podoposturologia, vem sendo amplamente utilizado para tratar problemas de ordem postural e aliviar dores nos pés, tornozelos, pernas, joelhos, quadris, coluna vertebral, entre outros.

5 – Terapia por ondas de choque extracorpórea 

Reprodução/ Site: Clínica Dr. Hong Jin Pai

Diga adeus à dor. Esta terapia não invasiva promete regenerar e tratar lesões. A terapia por ondas de choque é um dos mais modernos e eficazes tratamentos das dores do sistema músculo esquelético, com até 85% de eficácia

Os avanços tecnológicos e da medicina têm tornado possível o que, até bem pouco tempo, parecia improvável. Pacientes que antes não tinham outra alternativa a não ser a cirurgia, hoje já podem recorrer a tratamentos alternativos de eficácia comprovada. Um desses exemplos é a Terapia por Ondas de Choque (TOC), um dos mais modernos e eficazes tratamentos das dores do sistema músculo esquelético, que tem alcançado a impressionante marca de 70% a 85% de eficácia em pacientes que não obtiveram melhora com outros tratamentos.

Conheça o colunista

O fisioterapeuta, Denis Rafael Graciotto (Crefito/8-63999-F), é especialista em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva. Tem formação em neuromodulacão não invasiva, equilíbrio neuro muscular (França), podoposturologia (França), osteopatia (Madri), Dry-Needling (Estados Unidos), terapia por ondas de choque e ozonioterapia. Pós-graduando em terapia ortomolecular.

Acompanhe o especialista pelas redes sociais: Facebook Instagram

CLIQUE AQUI e acesse o site! 

Serviço

Denis atende na Vitalitê Clínicas, na Rua Salgado Filho, 1250, Jardim Santa Eugênia, Paranavaí. 

Telefone: (44) 3062-2993 

WhatsApp: (44) 99965-6789

Fonte: https://paranavai.portaldacidade.com/

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.