Relação entre profissionais da saúde e pacientes é automatizada na era da digitalização

Quando um fisioterapeuta ou outro profissional de saúde se forma, um dos maiores desafios é conseguir pacientes para o consultório. Essa dificuldade foi vivenciada pelo geriatra João Paulo Nogueira Ribeiro, quando se formou em 1999 e viu o mesmo cenário se repetindo quando começou a dar aulas em grandes universidades brasileiras, como USP e Escola Paulista de Medicina, da Unifesp. Por isso, Ribeiro decidiu lançar a start-up ConsultaClick, canal de comunicação com os pacientes que permite aos profissionais de saúde cadastrados a gestão da sua agenda online.

O site permite que qualquer profissional, desde os recém-formados até os que atuam em grandes grupos hospitalares, administre a sua agenda online. Dentro dos profissionais que podem se cadastrar estão médicos, dentistas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros.

Utilizando-se desse tipo de sistema, os profissionais da saúde são beneficiados com a otimização da agenda, pois quando uma consulta é cancelada, por exemplo, o sistema avisa automaticamente os pacientes que a hora desejada está disponível, procurando ocupar 100% dos horários. Além disso, o sistema online permite a recepção automática da ficha do paciente após a marcação da consulta, criando um histórico online.

Por sua vez, os pacientes têm acesso à agenda e ao perfil do profissional. De acordo com Ribeiro, o sistema permite de forma gratuita que o paciente encontre um profissional mais próximo da sua residência ou trabalho. “A grande vantagem para os pacientes é que a ferramenta está disponível 24 horas por dia, nos sete dias da semana, ou seja, ele pode agendar uma consulta ou fazer um cancelamento a qualquer momento”, ressalta Rubem Ariano, sócio e diretor executivo da ConsultaClick.

Os médicos ainda terão oportunidade de criar um perfil, publicar seus currículos, disponibilizar as horas exatas que querem atender os pacientes, avisar facilmente por SMS eventuais atrasos ou imprevistos e manter automaticamente uma lista atualizada de pacientes e as respectivas consultas. Para os hospitais, “o sistema pode ajudar no fluxo de agendamento de retornos, consultas com outros especialistas, bem como no agendamento de exames e reservas de salas de cirurgia”, ressalta o geriatra.

Sobre ConsultaClick

A ConsultaClick foi fundada para digitalizar a relação dos profissionais da saúde com seus pacientes. Uma das primeiras consequências é a mudança do sistema de agendamento de consultas na área da saúde. Desde 2011, conta com atuação no Brasil e na Europa, com escritórios em Portugal, na Espanha e na Romênia.
Em Portugal, o ConsultaClick conta aproximadamente com 1.200 médicos e 100 clínicas registradas. Já na capital da Romênia, Bucareste, o site oferece aproximadamente 87.500 consultas disponíveis por mês.

O cadastramento do profissional é gratuito e deve ser realizado diretamente no site www.consultaclick.com.br. Após os três primeiros meses de uso da agenda online, o profissional deverá pagar uma mensalidade, porém a exibição do seu perfil e endereço do consultório é gratuito para os pacientes.

Serviço

• Consultaclick.com.br
• Serviço de agendamento online de consultas disponível para médicos, dentistas, psicólogos, educadores físicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros.
• Condições em maio de 2012: disponibilização gratuita da agenda online nos primeiros três meses. Cadastro e exibição do perfil e do consultório é gratuito para os médico.
• O serviço é totalmente gratuito para os pacientes.
• Site: www.consultaclick.com.br
• Telefone (11) 3816-3540.

Assessoria de Imprensa
MCO Comunicação Empresarial
Jornalista responsável: Maria Cecília Martins
Divulgação
Bea Bueno
E-mail: bea-bueno@mcocom.com.br
Fonefax: (11) 3231.3132

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.