PROPOSTA DE TRATAMENTO EM LASER ACUPUNTURA PARA INDIVÍDUOS PORTADORES DE CERVICOENCEFALOBRAQUIALGIA

Laser Acupuncture treatment program in persons with Neck Encephalon Brachial Pain.

Autora: Dra.Aretusa Cardoso – Fisioterapeuta Graduada pela Universidade Camilo Castelo Branco, Pós Graduada em Fisiologia e Biomecânica da Atividade Motora, Traumatologia e Reabilitação (Latu Senso) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP, aluna do curso de Acupuntura Energética e Medicina Tradicional Chinesa do Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas – CEATA, cursando atualmente Especialização em Fisioterapia Cardio-Respiratória na UTI do Hospital Nossa Senhora da Penha em São Paulo pela CAPS cursos.

Este trabalho foi primariamente desenvolvido como monografia para conclusão da Garduação em Fisioterapia, tendo sido aprimorado e testado desde então até sua conclusão total, no início do ano vigente (2004).

E-mail: aretusa_c@yahoo.com.br

Endereço: Rua Júlio Rodrigues da Silva, nº 284,
Cep: 03892-110 – Ponte Rasa – São Paulo.
Contatos: (11) 6149-1373 (res)
(11) 9935-3217 (cel)

1. Resumo – Palavras chave (Laser, Acupuntura, Cervicoencefalobraquialgia, terapêutica)

O intuito deste trabalho e de sua proposta de tratamento é mostrar que a Cervicoencefalobraquialgia, que pode ser também classificada como patologia decorrente de Esforços Repetitivos do grupo das LER/ DORT, tem seus sintomas dolorosos facilmente diminuídos com o uso do tratamento com Laser Acupuntura. Destinamo-nos ainda a mostrar sua eficiência na terapêutica desta patologia, concluindo após estudos, que, os impulsos de energia luminosa emitida pelo Laser, podem ser tão eficientes quanto à aplicação de agulhas como no método tradicional de tratamento com Acupuntura. Além disso, existem vantagens no tratamento com o Laser, como a possibilidade de tratar pacientes especiais, como os que são avessos às agulhas, crianças agitadas e deficientes mentais, sem que haja déficit nos resultados finais do tratamento.

2. Abstract – Key-words ( Laser, Acupuncture, Neck – Encephalon – Brachial pain, therapy)

The intention of this work and of your treatment proposal it is to show that Neck Encephalon Brachial pain, that can be also classified as pathology due to Repetitive Efforts of the group of Lesions for Repetitive Efforts/ Diseases Osteomusculares Related to the Work, has your painful symptoms easily decreased with the use of the treatment with Laser Acupuncture. We still destined ourselves to show your efficiency in the therapeutics of this pathology, ending after studies, that, the pulses of luminous energy emitted by the Laser, they can be so efficient with relationship to the application of needles as in the traditional method of treatment with Acupuncture. Besides, advantages exist in the treatment with the Laser, as the possibility to treat patient special, as the ones that they are contrary to you hole, agitated and deficient children mental, without there is deficit in the results ends of the treatment.

3. Introdução
A Cervicoencefalobraquialgia é caracterizada como sendo uma das patologias denominadas LER ou DORT, da qual fazem parte a Síndrome da Tensão do pescoço (Cervicalgia) e a Radiculopatia Cervical (Cervicobraquialgia). LER é o nome dado às afecções dos grupos musculares e/ou tendões cuja etiologia deve-se ao contínuo e repetitivo trabalho realizado com as mãos ou qualquer segmento do corpo. O termo DORT (Doença Osteoarticular relacionada ao trabalho) envolve uma infinidade de patologias que incluem Inflamação muscular, de tendões e bursas, e compressões nervosas, tais como as tendinites, tenossinovites, bursites, tenovaginites, epicondilites, epitrocleítes e neuropatias periféricas compressivas. De forma geral, a Cervicoencefalobraquialgia então, apresenta-se quando há movimentos repetitivos por tempo prolongado, postura incorreta que envolva membros superiores, força excessiva e compressão mecânica dos mesmos, além de choques térmicos e impossibilidade de descanso para essa musculatura fadigada.
Na visão oriental, na qual o trabalho baseia-se, a Cervicoencefalobraquialgia, assim como todas as outras Ler e DORT’s, não é nada além do que uma estagnação energética nos meridianos do trajeto doloroso (Meridianos F (Fígado) e VB (Vesícula Biliar), responsáveis pela harmonização energética das funções dos nervos, músculos e tendões, além de estruturas ligadas ao equilíbrio emocional de cada indivíduo).
Este estudo pretende então mostrar, que uma terapia por Laser Acupuntura, pode ser indicada com segurança nesse tipo de patologia, aplicada como única forma de tratamento ou de forma concomitante com o tratamento convencional (ocidental) para as LER e DORT’s, que consiste em Repouso, Recursos Fisioterápicos e em alguns casos, medicação anti-inflamatória. A terapia por meio de Laser Acupuntura fundamenta-sem em dois pontos: Harmonização do corpo e da mente do paciente e aplicação do Laser nos pontos de estagnação energética correspondentes à patologia subsequente.

4. Material e Métodos

O Material Utilizado na realização deste trabalho foi o Laser de Hélio-Neon ou Soft laser. Este é um laser de baixa potência, utilizado para excitação das funções celulares, e por isso também são chamados de bio-estimuladores. Seu efeito biológico não é térmico, como no caso do laser cirúrgico. Sua luz provoca reações fotoquímicas nas células, que são absorvidas através de pigmentos antenas das células (chromophores), induzindo um aumento na produção de energia celular, ou ATP, que acaba por conduzir a normalização da função celular. O fator primário de operação do laser é a estimulação das mitocôndrias. Estudos da cultura de células, tem verificado que os fotoreceptores (citocromos, flavo-proteínas) absorvem a energia do laser, que estimula a síntese de ATP. O segundo fator é a transferência de informação por meio da monocromática coerente do raio laser. O termo Laser é a sigla de Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, ou simplesmente Amplificação da Luz Estimulada por Emissão de Radiação. Portanto, o laser é um espectro de luz amplificada e irradiada, e esta radiação de luz produzida encontra-se dentro de faixas bem definidas, como no caso do infravermelho e ultravioleta. O Laser é uma fonte de energia luminosa que gera extremamente uma luz pura, onde se diz que esta luz tem um único comprimento de onda e não um espectro inteiro. A luz produzida pelo laser é altamente ordenada, organizada e por isso tem sua luz chamada de coerente. O uso o laser em acupuntura apresenta vantagens em relação ao uso de agulhas, como a possibilidade de tratar pacientes especiais (crianças, deficientes mentais e pessoas com medo de agulhas) de forma confortável e de resultado plenamente satisfatório. O método consiste em o terapeuta selecionar os pontos cutâneos e segurar sobre eles a ponta da caneta emissora de laser, por aproximadamente 2 minutos em cada ponto. Baseando-se nos resultados finais, este tempo de posicionamento do laser pode aumentar ou manter-se em 2 minutos apenas.
As técnicas que foram utilizadas como método de tratamento neste trabalho de pesquisa, foram a Técnica do Canal Unitário e a Técnica dos Canais de Energia Tendíneo Musculares.

4.1. Técnica dos Canais de Energia Tendíneo Musculares.
Os Canais de Energia Tendíneo Musculares são os Canais de Energia Secundários, grandes e superficiais, de caráter Yang, que circulam pelos tendões e músculos, com ramificações nos membros, tórax, dorso e cabeça; penetram o tórax e o abdome, não se interiorizando profundamente, por isso então não apresentando ligações energéticas diretas com os Órgãos ou com as Vísceras. A função energética desses Canais é mover os músculos e as articulações, possibilitando-lhes a extensão e flexão. A patologia energética destes Canais de Energia reflete-se nas atividades dos tendões, músculos e articulações, além de manifestações álgicas. Originam-se dos pontos Ting dos 12 Canais de Energia principais, que lhes dão a Energia para sua formação e atividade energética.
A proposta de tratamento é a seguinte:

• Utilização do ponto Ting, neste caso o ponto ID1 (que é um dos pontos Shu Antigos, localizados nas extremidades dos dedos das mãos e dos pés, em direção cranial, até cotovelo e joelho, respectivamente). Junto com a utilização de um ponto Ting, é estimulado um ponto Ashi (ponto doloroso fora dos trajetos dos Canais de Energia Principais, porém situados nos trajetos dos Canais de Energia Tendíneo Muscular), podendo estar presente em número variável, já que é o ponto onde há dor. O encontro do ponto Ashi é importante para fazer o diagnóstico do Canal de Energia Tendíneo Muscular, e ele é o método mais simples de diagnóstico, com apresentação de até 60% de eficácia. Nos casos onde a dor persiste, utilizamos os Pontos de Reunião dos Canais de Energia Tendíneo Muscular, onde estimulamos o ponto VB13 que é o ponto de reunião dos três Canais de Energia Tendíneo Muscular Yang da mão. Este ponto localiza-se ao lado da fronte, e nessa região ocorre a penetração de Energias perversas provocando o quadro clínico de enxaqueca com irradiação de dor. Utilizamos também o ponto de União dos Três Canais de Energia Tendíneo Muscular Yin da Mão, o VB 22, que se localiza na região subaxilar ao lado da caixa torácica. Distúrbios neste ponto ocasionam dores subaxilares impedindo a elevação do ombro.
Portanto a seqüência de pontos escolhidos para o tratamento com a técnica dos Canais de Energia Tendíneo Muscular são: ID 1, VB 13 e VB 22 respectivamente.

4.2. Técnica do Canal Unitário

A circulação de Energia nos Canais Unitários de Energia é bidirecional e flui tanto no sentido do Alto para o baixo, como no sentido inverso. Sendo assim, tomamos como exemplo o Tai Yang, composto por Intestino Delgado e Bexiga (Canais de Energia Principal da mão – Alto, e de Energia Principal do Pé – Baixo respectivamente), que tem seu fluxo energético fazendo-se indiferentemente, tanto no sentido de Intestino Delgado quanto no sentido para bexiga e vice-versa. Desta forma, fisiologicamente, o Canal de Energia Unitário deve sempre ter um nível energético equilibrado nos seus dois componentes. (Figura 1).


Dentro da Técnica do Canal Unitário, podemos utilizar o método de Ligação Direita –Esquerda. Os 12 Canais de Energia Principais são, na realidade, 12 pares de Canais de Energia Principais, tendo todos eles trajetos simétricos em cada hemicorpo. Cada um desses pares mantém entre si uma ligação permanente, de forma que os 12 trajetos dos Canais de Energia Principais do hemicorpo direito se comunicam com os seus respectivos pares existentes no hemicorpo esquerdo. Isto estabelece uma comunicação chamada de ligação Direita/ Esquerda que promove a harmonização energética dos hemicorpos, completando desta forma, a distribuição equilibrada das Energias humanas de um modo global. O lado Direito é Yin e representa o Sangue; o Esquerdo é Yang e representa a energia. A ligação Direita/ Esquerda promove então, a harmonização entre Energia e Sangue.
A proposta de tratamento com os Canais Unitários, com o método de ligação Direita/ Esquerda proposta neste trabalho é: (Tabela 1)


5. Resultados
Nota-se claramente que o resultado é muito satisfatório em pacientes que antes sentiam receio ou aflição no tratamento convencional com agulhas, uma vez que os mesmos conseguem atingir um nível ótimo de relaxamento durante a sessão, promovendo assim relaxamento muscular global da região afetada com a aplicação do Laser. Em crianças é possível que uma sessão renda mais com a aplicação do laser, uma vez que mesmo as crianças mais agitadas possibilitam que a aplicação da Laser Acupuntura seja realizada com tranquilidade, sem maiores traumas. Os pacientes apresentam diminuição da dor aguda e relatam maior conforto durante as sessões por não sofrerem com a intolerância às agulhas. Em quase todos os casos, a diminuição significativa da dor, ocorre por volta da 5ª sessão, quando associada à alongamento da musculatura afetada por meio de terapia manual.

6. Conclusão

Este trabalho visa mostrar que o uso do Laser em Acupuntura tem vantagens em relação ao uso de agulhas, uma vez que possibilita a aplicação da técnica de Acupuntura em pacientes especiais. Sua ação pode ser considerada quase que igual à ação da agulha, pois o Laser consegue estimular o ponto da mesma forma que a agulha, desde que aplicado da forma correta, e que seja traçado um protocolo de tratamento adequado para cada tipo de patologia e paciente.

7. Bibliografia

1. AUTEROCHE, B; NAVAILH, P. O Diagnóstico na Medicina Chinesa.
São Paulo: Andrei, 1992.

2. LECH, O.; HOEFEL, M.G. Protocolo de Investigação das Lesões
Por esforços repetitivos (L.E.R.).N Porto Alegre: [199-].

3. PAI, H.V.; YENG, L.T.; HSING, W.T.; CARVALHO, V.S. Acupuntura
na LER/DORT. In: III Simpósio Multidisciplinar de Afecções
Musculoesqueléticas Relacionadas ao Trabalho e às
Atividades Físicas. 2000, [S.I].3

4. REQUENA, Y. Acupuntura e Psicologia. São Paulo: Andrei, 1990.

5. SUGANO, E.; LEONELLI, L.B. LER/ DORT está relacionada ao
desequilíbrio do Fígado. In: Folha On-Line: http://
www.uol.com.br/ folha/equilíbrio/equi20000828_ler06.shtml.

6. WEN, T.S. Acupuntura Clássica Chinesa. São Paulo. Cultrix. 1992.

7. YAMAMURA, I. A Arte de Inserir. São Paulo. Roca, 1998.

8. KWANG, W. T. Apostila do curso de Medicina Tradicional
Chinesa. Ceata. São Paulo: 2003.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.