Postura correta evita lesões na coluna durante a corrida de rua

Fonte: Núcleo da Notícia Comunicação Corporativa

Saiba como prevenir as dores causadas pela falta de uma posição corporal ideal na prática do esporte que está tão em alta nos dias de hoje

A corrida de rua é uma modalidade esportiva em ascensão em todas as regiões do Brasil. Dados da Federação Paulista de Atletismo (FPA) e da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) mostram uma evolução no número de participantes e de provas realizadas. Mas não só de atletas profissionais vive o esporte. São muitas as academias que aderiram a prática como forma de treinamento e de condicionamento físico. Com frequência, grupos têm sido criados nas cidades com o objetivo de percorrer circuitos nos mais variados horários. No entanto, é importante que os amadores levem em consideração aspectos posturais para evitar lesões na coluna vertebral.

Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), proprietário do ITC Vertebral Ribeirão e ITC Vertebral Curitiba e perito judicial do trabalho, a falta de uma posição adequada das costas pode ocasionar dores. “Existem corredores que, pela falta de experiência no esporte, projetam o corpo para frente, inclinando o tronco. Este movimento faz com que os músculos trabalhem de forma excessiva. O mais correto é estar ereto, com os olhos voltados para o horizonte”, explica.

O especialista orienta que é necessário manter o relaxamento muscular. “Devemos cuidar do nosso corpo e prevenir o surgimento de lesões. A execução errada de qualquer esporte pode levar ao surgimento de lombalgias e de hérnias de disco. É imprescindível alongar antes e depois das atividades”, afirma Giuliano Martins.

Para o fisioterapeuta os interessados em participar de corridas de rua precisam e devem passar por exames médicos. “Antes de iniciar uma maratona, é recomendado ser avaliado fisicamente. Outros aspectos também são levados em conta como por exemplos a utilização de roupas finas, a hidratação contínua, a alimentação balanceada e saudável e a disciplina”, destaca.

De acordo com Giuliano Martins o equilíbrio corporal é responsável por garantir qualidade de vida, seja para crianças, adultos ou idosos.

Confira mais orientações em www.itcvertebralribeirao.com.br/media/upload/cartilha.pdf

Sobre o ITC Vertebral – Fundado pelo fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna) e reconhecido como um dos maiores especialistas em tratamento de coluna no Brasil, o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral iniciou suas atividades em 2005, em Fortaleza (CE).

Em apenas dois anos foram mais de 700 pacientes tratados, com êxito, pelo método RMA. Tais resultados alcançaram grande projeção e o ITC Vertebral passou a receber pacientes de todo o Brasil. Com o aumento da demanda, o ITC Vertebral decidiu formatar a primeira franquia em fisioterapia do país e, em 2007, deu início à uma expansão que já contabiliza 70 unidades no país. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, já contam com mais de uma unidade do Instituto. O ITC Vertebral é afiliado à ABF (Associação Brasileira de Franquias). Em 2010, foi ranqueado pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios em primeiro lugar no quesito crescimento econômico e terceira posição em satisfação dos franqueados que, juntos, já trataram mais de 4 mil pacientes.

Por conta do reconhecido trabalho, o ITC Vertebral recebeu convites para demonstrar seus resultados no México, Inglaterra, Holanda, Portugal, Argentina, Chile e Venezuela, países que estão em vias de instalar unidades do Instituto.

Serviço
ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623 3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.br

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.