Posicionamento oficial da SBMEE – “A revolução dos músculos” (Revista Veja)

z

Em relação à reportagem A REVOLUÇÃO DOS MÚSCULOS, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) ressalta que, apesar de serem enaltecidos os benefícios dos exercícios de alta intensidade, são necessários estudos com maior nível de evidência científica para que as conclusões abordadas na revista, sejam realmente verdadeiras. Até o momento, a maioria dos estudos usou amostras com pessoas saudáveis e jovens.
Também vale lembrar que no passado, inúmeras fórmulas de dietas e exercícios para atingirem um corpo perfeito e mais saudável se mostraram mais danosas do que benéficas ao longo do tempo. Por exemplo, o STEP que deixou centenas de mulheres com lesões na cartilagem articular das patelas após ficarem horas, durante meses, subindo e descendo escadas e foi “vendido” como a maravilha dos exercícios, em décadas passadas. Há de se ter em mente que as pessoas possuem limites cardiopulmonares, osteoarticulares e fisiológicos diferentes, e as respostas podem não trazer o benefício esperado.
Lamentamos que o posicionamento da SBMEE, assim como de grandes associações médicas mundiais que pesquisam no campo do exercício, não tenha sido contemplado no texto como um contraponto. Esperamos ao menos que os profissionais do exercício e as pessoas utilizem esta fórmula com cautela e aproveitem o seu benefício sem exageros na busca de milagres. Não há dúvidas que o exercício físico é um componente saudável e necessário à vida do ser humano, porém quando mal prescrito, pode trazer prejuízo ao organismo.

Diretoria/SBMEE

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.