Porque o pilates é a obsessão das celebridades

Pilates é atualmente a atividade física mais praticada entre as personalidades para manter a boa forma. Isabela Goulart, Isis Valverde, Luiza Brunet, Isabela Bicalho, Gisele Bundchen, Deborah Secco, Camila Pitanga, Patricia Pillar, Mick Jagger, Reynaldo Gianecchini, Brad Pitt, Carmo Dalla Vecchia, Angélica, Danielle Winits, Sarah Jessica Parker, Marcos Palmeiras, David Beckham são algumas das celebridades que praticam regularmente o método.

Entre os motivos que essas personalidades buscam no método estão: o ganho de flexibilidade, hipertrofia, redução do estresse e definição do abdômen. A Profa Dra PHD Eliane Coutinho lista as 8 principais razões que faz com que as celebridades procurem cada vez mais o pilates.

 1. Diminuir o nível de estresse

O método é estimulante, não trabalha músculos isolados e sim o corpo inteiro durante toda a aula. O aluno não se concentra em apenas um grupo muscular, ele se conecta com todo o corpo. Dessa forma, faz com que ele pare de pensar nos problemas pessoais que geram o estresse do dia-a-dia. Isso gera uma diminuição do cortisol que é um dos grandes responsáveis pelo estresse. Essa diminuição do estresse é conseguida em um curto prazo, que faz om que os alunos sejam estimulados a voltarem as aulas e continuarem praticando o método. Outro ponto, é a diversão, pois as máquinas têm um que de lúdico e um que de circo fazendo com que a atividade seja muito menos estressante que a rotina de uma academia, por exemplo.

 

2. Pilates tonifica

O método tonifica os músculos dos membros superiores, o que hoje é um desejo de homens e mulher. O pilates gera essa hipertrofia dos membros superiores porque trabalha muito com suspensão do próprio corpo e fortalece não só os músculos dos membros superiores, mas de todo o corpo.

3. Fortalecimento do Centro

Durante as aulas também acontece a contração do centro, pois ele está sempre em atividade durante os exercícios de pilates fortalecendo os músculos que sustentam a coluna.

4. Boa Forma

O pilates define e alonga gerando uma hipertrofia e flexibilidade que resulta em um equilíbrio neuromuscular perfeito, ou seja, um dos principais objetivos das celebridades, pois elas precisam de um corpo em forma para manter seu status na mídia.

5. Equilíbrio postural

O método provoca uma organização da cintura escapular e pélvica aumentando o equilíbrio do tronco e melhorando a postura. A pessoa praticante de pilates possui uma postura mais imponente e elegante pela ativação especifica de músculos que deixam a postura mais longilínea, inibindo a postura curvada e deselegante.

6. Ambiente mais tranquilo

As celebridades buscam também tranquilidade e o pilates é uma atividade mais introspectiva que melhora o conhecimento de si mesmo. O ambiente propicia a conexão entre o corpo e a mente gerando mais relaxamento e satisfação ao realizar o método.

7. Pode ser praticado por gestantes

Para as celebridades isso é uma grande vantagem, pois elas conseguem manter o corpo em forma até mesmo durante a gravidez e de forma segura, com devidas adaptações para não sobrecarregar o bebê. Nesse período o pilates ajuda na circulação, estimula o sistema imunológico, dando mais energia para que a gestante desfrute melhor a gravidez.

8. Prevenção das dores da coluna

O método deixa o aluno em forma e sem dores. E se apresenta alguma dor na coluna esse método controla as dores por meio do fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna. O aluno tem uma coluna mais saudável, gerando um indivíduo mais dinâmico em qualquer que seja sua atividade no dia-a-dia. Pois uma coluna saudável é o eixo para que tenha melhor desempenho em qualquer tipo de atividade artística ou esportiva.

Mais informações: 

Studio Fisiociência® Brooklin/ SP (11) 3571-9597

www.fisiociencia.com

Sobre a Profª. PHD Eliane Coutinho e a Fisiociência®

Há mais de dez anos a Profª. PHD Eliane Coutinho fundou a Fisiociência® Pilates com o objetivo de capacitar fisioterapeutas, educadores físicos, médicos, terapeutas ocupacionais e dançarinos com curso superior a desenvolver e aplicar o método Pilates na prevenção, condicionamento e tratamento de distúrbios musculoesqueléticos. A Fisiociência® é um centro de formação com marca registada com reconhecimento Nacional e tem como base formações para profissionais e atendimento ao público com o original Pilates Clássico Cientíifco®. Com formação sólida, a fisioterapeuta é especialista em Avaliação do Aparelho Locomotor, Mestre em Processos de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia pela UFSCar-SP e Doutora-PHD em Fisioterapia: Subárea em Plasticidade Músculo Esquelética pela UFSCar-SP com parceria com a Unicamp-Campinas e atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Método Pilates na USP-SP. Possui formação no Método Pilates Clássico pela linha Canadense Stott Education Program. Também é certificada em Water Pilates pela Aquatic Exercise Association (AEA), nos Estados Unidos. É membro da Pilates Method Alliance (PMA) nos Estados Unidos, maior órgão representativo do método no mundo, é membro fundador da ABRAPI (Aliança Brasileira de Pilates). Atualmente escreve o primeiro livro de Pilates Studio que será publicado em português no Brasil, pela Editora Phorte. Seus vídeos no canal do You Tube mostram a repercussão de suas aulas entre os profissionais.

 

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

1 comentário em “Porque o pilates é a obsessão das celebridades”

  1. A Stott não oferece formação em Pilates Clássico. Se a autora do artigo concluiu sua formação em Pilates por essa escola, não foi na linha clássica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.