Pilates lúdico e desafiador: método Suspensus promete aula divertida e dinâmica

Exercício físico perfeito para quem busca um corpo mais forte, saudável e flexível, o Pilates ganhou uma nova modalidade: o Suspensus. Idealizado para aprimorar a prática do Pilates em suspensão, o método é realizado em quatro aparelhos: Columpio, Lira Circense, Power Balance e Power Cord, esses dois últimos exclusivos do Suspensus.

De acordo com a fisioterapeuta e instrutora de Pilates do BodyTrend – Centro do Corpo e Movimento, de Londrina, Pollianna Bedin, o Pilates em suspensão torna a aula mais divertida e dinâmica, graças aos movimentos no ar e as acrobacias. “O Suspensus deixa a aula mais lúdica e desafiadora. É feito para quem quer sair da monotonia.” Segundo ela, os exercícios em suspensão são executados em conjunto com o Pilates tradicional e podem ser feitos por pessoas de todas as idades. “Temos alunos que vão desde crianças até idosos. Não há contraindicação, até gestantes podem fazer, mas com alguns cuidados especiais”.

Segundo Pollianna, o método Suspensus ajuda, em especial, pessoas com problemas na coluna. “Para quem tem hérnia de disco, por exemplo, esses exercícios são ótimos, pois ajudam a aumentar o espaçamento entre as vértebras.” Pessoas idosas também se beneficiam bastante da atividade, já que os exercícios trabalham o equilíbrio. “Além disso, o Pilates suspenso auxilia em problemas posturais e dá mais força, equilíbrio e alongamento aos praticantes”, comenta a fisioterapeuta.

Conforme Pollianna, cada aparelho do Suspensus conta com uma característica própria, mas sempre respeitando os seis princípios do Pilates: concentração, centralização, respiração, controle, fluidez e precisão. “É importante que esses princípios sejam aplicados para que se trabalhe, de fato, o método. Só assim podemos potencializar os exercícios e ter o resultado que se espera do Pilates”.

Conheça os aparelhos:

Columpio – Vem do verbo balançar. É um tecido com duas alças para as mãos e os pés. “Ajuda no alongamento e na tração da coluna”, diz Pollianna.

Divulgação

Lira – Aro de metal de origem circense tem como base os exercícios acrobáticos. “Pode ser utilizada por uma ou duas pessoas ao mesmo tempo”, comenta a fisioterapeuta.

Divulgação

Power Balance – “Esse aparelho une o trabalho da força e do equilíbrio”, explica Pollianna. É composto de um balanço convencional juntamente com um trapézio.

Divulgação

Power Cord – “Possibilita suspender pés e mãos e ao mesmo tempo e ainda trabalhar cargas diferentes em cada um”, diz Pollianna Bedin.

Divulgação

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.