Pilates Aquático: Relaxamento com alto potencial de fortalecimento corporal

Quem sente dores constantes pelo corpo dificilmente tem interesse em praticar qualquer tipo de atividade física. Fica desconfortável só de pensar, não é mesmo?

Mas, colocar o corpo em movimento é necessário para prevenir e tratar muitas doenças como fibromialgia, artrose, artrite, problemas na coluna e se recuperar de pós-operatório e até sequelas de outras doenças que afetam movimentos do corpo.

Sabia que isso pode ser feito sem sofrimentos, de maneira suave, porém, muito eficiente, pelo método do pilates aquático?

O método não é novo, mas é pouco divulgado. Ele nada mais é que uma adaptação criativa dos exercícios do pilates dentro da piscina. De acordo com a fisioterapeuta Fernanda Malafaia Pessoa Arcanjo, a principal vantagem dessa prática é aliar a melhora da postura e a consciência corporal. “É possível alongar o corpo inteiro com exercícios de condicionamento, fortalecendo o centro do corpo como abdominais e costas, além de desenvolver a força e flexibilidade. Tudo isso sem impacto. Tudo dentro da água”, explica.

Os exercícios são realizados na piscina com a utilização de flutuadores, faixa elástica e equipamentos suspensos. “É uma atividade perfeita para a terceira idade. Gestantes também podem se beneficiar, já que a água atenua a sensação de peso e tem efeito refrescante, amenizando a temperatura corporal, que fica mais alta durante a gravidez”, ressalta.

Depois de praticar hidroginástica e até o pilates convencional, a comerciante Fátima Aparecida Talon Rigon, de 50 anos, encontrou no pilates aquático o resultado que esperava para aliviar as dores provocadas pelas hérnias de disco. “Praticar exercícios na água é mais fácil e gostoso, ainda mais com nosso clima. Quando eu saio da aula eu me sinto leve, super alongada, é uma delícia. Tira toda a dor”, declara.

Além de aliviar as dores, a prática do pilates aquático possui amplos benefícios. Segundo a fisioterapeuta, a intensidade de cada aula é determinada de acordo com a necessidade de cada aluno. “Apesar de proporcionar o relaxamento os exercícios são de alto potencial de fortalecimento. Durante as aulas, o aluno aprende a ter um maior controle do equilíbrio e aprimora a precisão dos movimentos. Ainda ajuda a desenvolver a respiração e a concentração”. Por isso, esse tipo de exercício é indicado para quase todas as idades, exceto, para crianças muito pequenas. “Com os pequenos é mais indicado outros tipos de atividades como esportivas, lúdicas e até competitivas para que elas possam manter o interesse e a concentração”.

São pouquíssimas as contraindicações para a prática do pilates aquático. “Pessoas com quadro de dor aguda, hipertensão descontrolada, tímpano perfurado e em tratamento de radioterapia não são indicadas para essa atividade”.

Fonte: https://www.folhadaregiao.com.br/2020/10/19/pilates-aquatico-relaxamento-com-alto-potencial-de-fortalecimento-corporal/

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