Pelo sexto ano consecutivo, a Unifor conquista o título de melhor universidade

Pelo sexto ano consecutivo, a Universidade de Fortaleza (Unifor) conquista o título de melhor universidade privada do Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2017. Dezoito de seus cursos ficaram em 1º lugar nas duas regiões. Em âmbito nacional, sete cursos da Unifor obtiveram destaque entre seus concorrentes de universidades privadas do país.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Na edição de 2017 há dois produtos principais: o ranking de universidades e os rankings de cursos. No ranking de universidades estão classificadas as 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil, como administração, direito e medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdades.

Na Unifor, 22 cursos estão em 1º lugar no Ceará entre as instituições privadas, destes, 18 ocupam a primeira colocação no Norte e Nordeste. Em âmbito nacional, sete cursos da Unifor tiveram destacado desempenho entre seus concorrentes privados: Medicina (4º), Enfermagem (5º), Odontologia (5º), Fisioterapia (6º), Farmácia (7º), Engenharia Ambiental (7º) e Ciências da Computação (10º).

O grande destaque fica por conta do curso de Medicina (4º). A coordenadora do curso, professora Silvia de Melo, atribui o resultado ao grande comprometimento dos professores. “Nós temos um corpo docente muito envolvido e apaixonado pelo que faz. Participamos de outras avaliações e esse diferencial sempre foi colocado em destaque pelos avaliadores”, comemora, ressaltando ainda a evolução do curso em relação ao RUF anterior, estando, pela primeira vez, entre os 20 melhores cursos de Medicina do país, considerando todas as universidades, públicas e privadas.

Para a coordenadora de Fisioterapia da Unifor, professora Lia Brasil, o excelente resultado do curso no ranking da Folha (5º) se deve ao alto nível de preparação de seu corpo docente, pois todos os professores têm titulação em mestrado. “Os professores estão sempre atualizados, estimulando os alunos a pesquisarem, além, é claro, de nossa estrutura física, que é outro grande diferencial do curso”, ressalta.

A coordenadora de Enfermagem, professora Geisy Lanne, frisa que o que mais contribuiu para o resultado do curso no RUF (5º lugar) foi a excelência na qualidade da formação dos alunos. “Com isso, nós temos uma inserção cada vez mais rápida dos nossos alunos no mercado de trabalho’, complementa.

O coordenador de Odontologia (5º no RUF), professor Fernando André, atribui o resultado à inovação da matriz curricular, pois o curso da Unifor é pioneiro na implantação de currículo integrado, mudando paradigmas, tornando-se, assim, uma graduação reconhecidamente inovadora. “A odontologia vive de inovações, então a cada ano a gente busca trazer tudo que há de novidade no mercado para dentro do curso. Isso faz com que a nossa graduação fique à frente dos concorrentes, não só em termos de Norte e Nordeste mas também de Brasil”, conclui.

O coordenador de Engenharia Ambiental e Sanitária (7º no RUF), professor Bruno Aragão, afirma que o ótimo desempenho é fruto de um somatório de fatores que diferenciam o curso da Unifor. “Dentre eles, podemos citar o quadro de professores mestres e doutores. Muitos deles atuam no mercado de trabalho e isso certamente contribui para que os nossos alunos fiquem permanentemente atualizados com o que acontece fora das salas de aula”, relata.

Primeiro do Norte e Nordeste e 7º do Brasil entre universidades privadas, o curso de Farmácia da Unifor tem excelente pontuação também em inserção de mercado de trabalho. A coordenadora Caroline Mourão informa que a principal meta do curso é a capacitação personalizada do aluno: “Hoje, 97% dos alunos concluem a graduação empregados. Isso é resultado da nossa busca diária pela adequação do curso ao mercado de trabalho, construindo uma graduação atualizada e apta a formar excelentes profissionais”.

Para a coordenadora de Ciência da Computação (10º no RUF), professora Liádina Camargo, o grande diferencial do curso é a amplitude das áreas de atuação do profissional egresso da graduação da Unifor: “Ele é parceiro de todas as outras áreas. A gente pode trabalhar com as áreas de inteligência artificial, desenvolvimento de aplicativos, engenharia de softwares, análise de dados. É um curso que tem uma matriz bastante ampla, por isso dá essa condição de formação. É um grande diferencial e um perfil que o mercado absorve bem”.

Fonte: https://g1.globo.com

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.