Paralisia Facial: Em que a Fisioterapia pode ajudar?

Diante da paralisia facial a Fisioterapia tem como objetivo devolver a mimica facial. Mas, o que é e por quê acontece esta paralisia? Ela decorre da interrupção do influxo nervoso sobre o nervo facial (nervo da face) que é dividido em 3 segmentos: superior, médio e inferior. Esta paralisia pode ser completa ou parcial.

Quantos as causas, a maioria dos casos apresentam origens desconhecidas. Porém, processos traumáticos, diabetes e hipertensão arterial podem estar associadas. Diante disto, a sintomatologia observada é lacrimejamento e distúrbios da degustação e salivação. A idade do paciente pode, também, influenciar na recuperação da lesão do nervo facial.

Como tratamento, a Fisioterapia pode intervir com eletroterapia, como a corrente galvânica, e cinesioterapia. Estas técnicas promovem a recuperação do trofismo, força e função muscular e estimulam o nervo afetado.

Se identificou com o texto? Compartilha com seus amigos e procure um fisioterapeuta.

Por: Jeffeson Hildo Medeiros de Queiroz.

1 comentário em “Paralisia Facial: Em que a Fisioterapia pode ajudar?”

  1. Marisa Barreto de Medeiros

    Parabéns, Jeffeson!! Ótimas informações,e de facil compreensão, levando conhecimento e ajudando as pessoas a reconhecerem e saberem o que podem fazer diante dessa situação.❤👏👏👏👏👏👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.