Papa faz fisioterapia para tratar problema no quadril

O papa Francisco sofre de problemas no quadril e faz sessões “regulares de fisioterapia”, reconheceu, neste sábado, na Filadélfia (leste dos Estados Unidos), o porta-voz da Santa Sé, consultado sobre a causa de o pontífice mancar.

“O papa sofre de problemas no movimento de suas pernas. Alguns dias está melhor do que outros. Durante uma viagem como esta, no qual deve se deslocar muito, está um pouco fatigado fisicamente. É normal. Mas felizmente, dorme bem”, acrescentou o padre Federico Lombardi, durante coletiva de imprensa.

Aos 78 anos, o papa, que faz uma viagem de oito dias por Cuba e Estados Unidos, caminha lentamente e mancando. Quando sobe ou desce escadas perto de um altar ou em um átrio, um dos sacerdotes que costumam acompanhá-lo o segura discretamente pelo braço para apoiá-lo. Mas Francisco não parece gostar muito da ajuda.

Em seu dia a dia, Jorge Bergoglio acorda às 04H00 ou 05H00 da manhã e cumpre uma agenda de trabalho intensa no Vaticano. Suas viagens são ainda mais cansativas.

O papa se despedirá dos Estados Unidos neste domingo, com a missa de encerramento do Encontro das Famílias, e depois de se reunir, pela manhã, com bispos americanos e visitar um centro correcional para jovens de 18 a 21 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.