Os fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da cidade de Jales/NASF

Alunos de escola municipal participam de projeto

ALES – Os fisioterapeutas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família da cidade de Jales/NASF), Dieine Morise e Tiago Dan, em parceria com a Escola Municipal Juvenal Giraldelli iniciaram, no dia 11 de março, o projeto “Escola de Posturas”. Tal iniciativa já existe há três anos e percorreu várias escolas de ciclo básico municipais.

O projeto tem por objetivos: trabalhar a coordenação motora, a postura, instruir exercício de flexibilidade e alongamento, encaminhar crianças para tratamento fisioterápico, contribuir para correção postural, estimular desenvolvimento sensório motor na aprendizagem, controlar os movimentos globais, combater o aparecimento e a evolução das alterações posturais, identificar comportamentos inadequados dos alunos na escola e promover um espaço de escuta, apoio, conscientização e solução de duvidas freqüentes referentes aos temas.

Os profissionais envolvidos na ação direcionam os alunos com alterações posturais para tratamento específico de fisioterapia em centros de reabilitação da cidade, em grupos de atividade física do NASF e também via parceria entre fisioterapia do NASF e UniJales.

Além da postura física, o projeto busca exercitar e incentivar a gentileza no comportamento das crianças, trabalhando temas como: regras, respeito mútuo, bullyng e violência.

Durante os encontros são ministradas aulas de noções de pilates e Reeducação Postural Global (RPG), além de avaliações antropométricas, de peso, altura, Calculo de Índice de Massa Corporal (IMC), peso da mochila, avaliação postural e de queixas de dores.

Todo o trabalho desenvolvido na escola faz parte do Programa Saúde na Escola/PSE e integra as ações preconizadas pelo SUS através das Unidades de Saúde da Família (ESFs) de modo a reproduzir o verdadeiro sentido da Educação em Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.