Órgãos dos Sentidos: sua importância na reabilitação

O sistema nervoso (SN) é composto por uma gama de células e comanda diversas funções, entre elas as ações motoras. Para realizar um movimento com precisão e harmonia, não basta apenas bom controle motor, mas, sobretudo, percepção do ambiente ao redor.

Sendo assim, os sentidos tem total importância na percepção e realização de movimentos adequados. Quando pensamos em sentido, não estamos falando somente dos 5 sentidos clássicos: visão, audição, olfato, gustação e tato, mas também, dos sentidos somestésicos que se conectam com estes primeiros e também com as áreas motoras, as quais, correlacionam-se com as áreas límbicas e vegetativas. Desta forma todo o conjunto é importante tanto para o desenvolvimento neuropsicomotor normal quanto para os processos terapêuticos.

Os sistemas sensoriais fornecem informações importantes para o controle motor.

Um objetivo primordial dos fisioterapeutas é que seus pacientes tenham condições de realizar movimentos cada vez mais eficazes sem perder de vista a individualidade de cada um. Assim, é preciso contar com um aparelho locomotor adequado, que é comandado por um sistema motor, este é influenciado pelos sistemas sensoriais, os quais iniciaram a sua atividade na periferia corpórea, fazendo a codificação (transdução) dos estímulos ambientais (biofísicos) em sinais eletroquímicos, que é a linguagem neural.

Para saber sobre tudo isto e muito mais, assista à videoaula da Neda-Brain Brasil sobre: Órgãos dos Sentidos: sua importância na reabilitação, com o Prof. Dr. Nelson Annunciato.

Videoaula com 6 horas de duração que ficará disponível por 15 dias a partir de 25 de março/19 e você poderá ver e rever, do seu computador ou tablet, quantas vezes quiser.

www.neda-brain.com
cursos@neda-brain.com
+ 55 11 96420-2871 (Whatsapp)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.