O valor do cuidado com a coluna vertebral

A coluna vertebral é a principal responsável pela sustentação do corpo do ser humano, e cerca de 81% dos problemas de saúde resultam do excesso de carga muscular nessa região. A curvatura excessiva da coluna pressiona os músculos, os nervos e os vasos – e são essas as áreas que mais precisam dos devidos cuidados e muita atenção, pois podem causar grandes problemas na saúde.

coluna

este conjunto de vértebras, discos intervertebrais, nervos, músculos, medula e ligamentos é onde acontece a maior parte das disfunções que causam dor nas costas.

A coluna vertebral é composta de 24 vértebras e está dividida em regiões cervical (A), torácica ou dorsal (B), lombar (C) e a região sacra, e esta, composta pelos ossos sacro (D) e cóccix (E): (9)

Cada vértebra é ligada à próxima através de articulações chamadas facetas articulares, que ajudam a estabilizar a coluna e guiar seus movimentos.

Entre uma vértebra e outra encontramos os discos intervertebrais, em forma de anel.

O conjunto das vértebras e os discos intervertebrais formam um canal interno que abriga a medula espinhal.

A medula espinhal é um prolongamento do sistema nervoso central de onde derivam os nervos espinhais que saem da coluna através de orifícios.

coluna2

musculatura das costas é a que dá a força necessária para os movimentos, ajudando a estabilizar a coluna, permitindo ao homem ficar de pé.

Os músculos abdominais também são especialmente importantes porque eles atuam em coordenação com os músculos das costas para a manutenção da postura em pé, e como estabilizadores dos movimentos dos membros, nas atividades funcionais do homem.

Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas. Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.

coluna3

ma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas. Os desvios posturais tais como a lordose cervical, cifose dorsal, lordose lombar e escoliose podem levar ao uso incorreto de outras articulações, tais como as dos ombros, braços, articulações temporo-mandibulares, quadris, joelhos e pés. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.

coluna4

Esses defeitos estruturais causam alterações das curvaturas normais da coluna vertebral, tornando-a mais vulnerável as tensões mecânicas e traumas. Essas alterações na coluna desencadeiam dores agudas, e se não tratadas no início, podem transformar-se em dores crônicas.

Fonte: Segs e Birafitness

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

2 comentários em “O valor do cuidado com a coluna vertebral”

  1. Adriana Paz

    Infelizmente não damos muita importancia nos cuidados ao corpo quando o assunto nos diz respeito ao que os olhos dos outros não podem ver. Estudando mais ainda sobre a coluna para o tema escolhido para meu TCC e as dores causadas pela má adequação do mobiliário associado ao tempo em que permaneço sentada é que percebi o quanto eu e outras pessoas castigamos essa estrutura maravilhosa. Parabéns pela matéria.

    1. Jacqueline Marinho

      Boa Noite Adriana! Fico feliz por ter gostado da minha matéria. Também me atentei a esse cuidado ainda na universidade participando de projetos e escrevendo meu TCC parecido com o seu pude observar o quão e importante esse cuidado desde a infância…Espero ter contribuído de forma esclarecedora e convido-lhe a acompanhar sempre minhas matérias que terão como tema geral a coluna vertebral.

      Att.
      Jacqueline Marinho
      Fisioterapeuta formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
      Pós-graduanda em Fisioterapia nas Disfunções Biomecânicas com foco em Coluna Vertebral – Facudade Einstein
      Fisioterapeuta Home Care (Domiciliar)
      Colunista no Queimadas no Foco (http://queimadasnofoco.blogspot.com.br/)
      Colunista NovaFisio (https://www.novafisio.com.br/author/jacqueline-marinho/)
      E-mail: jckfisio@gmail.com
      FanPage: https://www.facebook.com/drajacquelinemarinho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.