O QUE O CORONAVÍRUS PODE TE ENSINAR SOBRE NEGÓCIOS EM FISIOTERAPIA?

Essa é a primeira pandemia que nossa geração está acompanhando de perto. Muito já se sabe sobre formas de contágio, desenvolvimento da COVID19 e meios de prevenção. Mesmo assim muito precisa ser descoberto para que possamos sair dessa situação com possibilidades de evolução.
O objetivo da minha coluna aqui nessa Revista é trazer uma ótica voltada à gestão, negócios, MKT Digital e suas vertentes, comportamento e mentalidade empreendedora. Logo na estreia estamos no “olho do furacão” de uma situação que deixará estragos incalculáveis para a humanidade. Porém, não podemos parar. Precisamos nos cuidar e cuidar dos que estão ao nosso redor e apoiar de maneira incondicional os que estão distante também.
Pode ter certeza que as perdas irão muito além dos que faleceram em decorrência da piora de um quadro clínico após a contaminação pelo novo coronavírus. Todo o isolamento social pregado pode ser crucial para o freio do avanço desse microorganismo, mas, o que acontecerá com o pós pandemia? Como será a situação de milhares de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, sejam eles profissionais liberais, empresários ou gestores de um negócio da área?
Vimos profissionais desesperados (e não é para menos) com a impossibilidade de gerar recursos financeiros devido ao isolamento social nos primeiros 10 dias. Profissionais com mais de 15 anos de experiência falando que pode ter que fechar as portas de uma clínica que está no mercado há anos.
A reflexão que faço e te convido a fazê-la comigo é: Como uma empresa, um profissional experiente pode passar por graves problemas financeiros após um período sem atendimentos?
É lógico que toda queda no faturamento é sentida, mas, o primeiro grande ensinamento é que não há um planejamento financeiro e econômico para a maioria dos profissionais da nossa área.
Muitos alegam que não conseguem tirar férias! E agora? Estamos em casa sem planejamento algum. Por isso, afirmo que a necessidade de PLANEJAMENTO é o primeiro grande ensinamento desse momento.
Especialistas em economia e finanças mostram a necessidade de se ter uma reserva de emergência pessoal e profissional de no mínimo 3 meses. Outros já apontam a necessidade de se ter essa reserva para custear 1 ano da sua vida.
É fácil fazer isso? Não, não é! E de fato não é por diversos motivos, dentre eles estão a falta de cultura e educação financeira, a falta de competências gerenciais, entre tantas outras questões.
Não estamos de férias, por isso podemos usar esse tempo para adquirir novas habilidades e conhecimentos que irão nos fortalecer após esse período de recessão. É o momento de ajustar a “máquina” para voltarmos com tudo.
Uma excelente analogia é relacionando isso a uma corrida de Fórmula 1. Imagine esse cenário: Durante a corrida acontece um acidente e após a entrada do Safaty Car todos os carros são obrigados a entrar nos boxes. O que é feito nesse momento? Pilotos e engenheiros ficam conversando sobre a vida esperando o tempo passar ou trabalham incansavelmente para que o carro tenha melhores condições quando a pista for liberada? Com certeza a segunda opção, certo? A corrida parou, mas o trabalho de bastidores se intensificam.
Precisamos fazer o mesmo. Nossa carreira, consultório ou clínica são representados nessa analogia pelo carro de corrida. Olhar pelo retrovisor apenas para identificar pontos a evoluir.
Melhorar ou implementar um planejamento financeiro, de marketing, redesenhar o modelo de negócios, inovar, propor soluções diversificadas para o paciente, se abrir ao novo, usar a tecnologia para acompanhamento e monitoramento e evolução do paciente devem ser nossa prioridade no momento.
Como disse Albert Einstein: “No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade.” Que encontremos a oportunidade de fazer o melhor pelo nosso negócio, sucesso profissional e principalmente para o paciente.

Dr. Fábio Damião

Fisioterapeuta, empresário, empreendedor, consultor de negócios e marketing digital para profissionais de saúde e clínicas, palestrante e desenvolvedor do Programa Além da Consulta.
Tel/Whatsapp: 21979253635
Email: contato@alemdaconsulta.com.br
Site: www.alemdaconsulta.com.br
Telegram: t.me/alemdaconsulta

2 comentários em “O QUE O CORONAVÍRUS PODE TE ENSINAR SOBRE NEGÓCIOS EM FISIOTERAPIA?”

  1. MARIA Ozanete

    Boa tarde, infelizmente o profissional da saúde não sabe gerenciar as suas finanças. Ele sabe muito bem é tratar dos outros e esquece de tratar das suas finanças. É preciso que haja um planejamento financeiro para os bons momentos e para os momentos ruins como é o caso agora. Quem soube se planejar financeiramente tem uma reserva para poder suprir as suas necessidades desse atual momento. Isso é um alerta de agora em diante.

    1. Olá, a revista tem uma sala de bate-papo exclusiva para fisioterapeutas trocarem informações seja por texto, seja por voz, além de arquivos, artigos e muito mais. Se você também precisar fazer uma reunião com sua equipe, temos salas apara até 99 pessoas simultâneas inteiramente grátis. Conheça nossa plataforma em: bit.ly/fisio-discord

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.