O que é fisioterapia vestibular?

A Fisioterapia Vestibular é uma especialidade da Fisioterapia que avalia e trata disfunções vestibulares, ou seja, problemas nas funções dos órgãos responsáveis pelo equilíbrio corporal como o labirinto, os olhos, o sistema nervoso central e periférico.

As pessoas com disfunções vestibulares apresentam tonturas ou vertigens como principal sintoma, mas podem também ser acometidas de outros desconfortos como náuseas, vômitos, prostração, isolamento e dependência funcional.

Estes sintomas podem ter início súbito, gradativo ou intermitente e costumam representar limitações funcionais importantes, impedindo ou reduzindo as atividades de trabalho e lazer, ou mesmo representar risco de queda e até traumas maiores, principalmente na população mais idosa.

O tratamento dos problemas vestibulares deve ser iniciado após uma avaliação criteriosa das funções vestibulares, que se relacionam com o equilíbrio e estabilidade corporal.

Depois de detectada a origem do problema, o tratamento pode ser feito de 2 formas: através de manobras simples e de efeito rápido ou através da prescrição e acompanhamento de exercícios específicos para a limitação apresentada no momento do avaliação clínico funcional.

A duração do tratamento através da Fisioterapia Vestibular pode variar de 2 à 3 sessões de atendimento para alguns tipos de doenças, tratamento este baseado em manobras manuais, ou de 2 à 6 meses, nos casos mais complexos, com a necessidade de realização de exercícios domiciliares.

Esta duração do acompanhamento, o número de sessões, os procedimentos fisioterapêuticos necessários e as devidas prescrições devem ser discutidas na avaliação inicial com um fisioterapeuta que esteja familiarizado com este tipo de terapia.

Para maiores informações agende uma avaliação com um Fisioterapeuta de sua confiança.

Dr. Lázaro J. Teixeira
Fisioterapeuta – CREFITO/SC 24816-F

1 comentário em “O que é fisioterapia vestibular?”

1. Achei bem interessante. Gostaria de saber se em niteroi-Rj tem algum fisioterapeuta especializado e atenda em consultório ou domiciliar? Aonde encontramos cursos com essa especialização no RJ ou Niterói?