O que é auto sabotagem? Você já se auto sabotou?

Em algum momento você sentiu que está no lugar errado? Que por mais que você se esforce, não consegue atingir seus objetivos?

Isso acontece porque as vezes trilhamos caminhos que não nos leva ao destino desejado, e por mais que retornemos e voltemos, as trilhas parecem ser as mesmas e nos distanciam cada vez mais do nosso lugar ao sol.

Possivelmente as circunstâncias da vida, a influência de outras pessoas, ou decisões pouco ponderadas, tenham sido como placas que sinalizavam o caminho errado. Mas além delas, nossas condutas inconscientes e os vícios mentais gerados por pensamentos negativos tenham sido a principal locomotiva que nos levou a seguir tal caminho. Esta ação chama-se auto sabotagem.

Auto sabotagem é quando criamos barreiras ou limitações consciente ou inconscientemente sobre nossa capacidade de realizar uma tarefa ou objetivo. Desta forma, a mente cria pensamentos negativos e repetitivos e você acha que não vai conseguir finalizar aquela tarefa ou atingir aquele objetivo, gerando insegurança e pessimismo. E assim, a vontade de mudança se torna cada vez mais fraca e o piloto automático da auto sabotagem permanece constantemente ligado contribuindo para a permanência.

E com esses vícios mentais, você acaba por achar e aceitar que é incapaz, tornando-se autocrítico e criando uma imagem depreciativa de si mesmo. Tais imagens podem ser interpretadas com frases do tipo “eu não consigo fazer nada bem”, “eu não vou conseguir este cargo” “eu não consigo atingir este objetivo”.

Pensamentos como estes devem ser bloqueados, além disso observar as emoções associadas a situações desconfortáveis e os repetidos padrões comportamentais são essenciais para inibir a auto sabotagem. Criar listas de perguntas que auxiliem o autoconhecimento e listas com objetivos a serem alcançados são procedimentos fundamentais para romper com os vícios mentais. Estes são os caminhos alternativos que lhe direcionarão ao autoconhecimento e a estrada correta para seu destino tão almejado.

Por: Dra. Alana Farias
Dra. Alana Farias

Sou Alana Farias, bióloga, mestre em patologia e atualmente desenvolvo doutorado em neurociências, cujo foco encontra-se em doenças neurodegenerativas como Parkinson. Além disso, tenho um projeto chamado Neuro-In que tem como objetivo principal a divulgação da ciência e a promoção de exercícios mentais para a estimulação da saúde do cérebro. A partir desta edição, vou escrever a respeito de temas relacionados a mobilidade, saúde coletiva, atenção domiciliar da fisioterapia, fisiologia do sono, e afins. Te vejo todo mês aqui. Clique aqui e faça sua assinatura gratuita da Revista NovaFisio.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

1 comentário em “O que é auto sabotagem? Você já se auto sabotou?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.