O Papel do Fisioterapeuta.

É com grande satisfação que estou a fazer parte equipe de colunistas da Revista NovaFisio, agradeço a oportunidade primeiramente a Deus e ao Dr. Oston Mendes.

Nesse primeiro texto quero aqui apresentar-me: Chamo-me Jacqueline Marinho, sou Fisioterapeuta, formada pela Universidade Estadual da Paraíba, sou Pós-graduanda em Fisioterapia nas Disfunções Biomecânicas com foco em Coluna Vertebral, atuo no momento em Home Care.

Meu Dom de utilizar as mãos como instrumento vem de muito tempo, antes de escolher a Fisioterapia com opção no vestibular, já trabalhava e atuava com o artesanato, ao qual me dedico até hoje.

Nascida em um lar humilde, estou a batalhar muito para a realização dos meus sonhos.

Foi no meu ensino médio em que cursei em escola pública que optei cursar fisioterapia.

Estudei num pré-vestibular comunitário e estudei muito em casa, e pela minha segunda tentativa passei na Universidade Estadual da Paraíba, uma das melhores e mais bem conceituadas, nossa que alegria!

Em 2008, comecei a cursar fisioterapia e vivenciar um mundo cheio de novas descobertas.

Foram muitos desafios, porém a certeza de estar no rumo certo e perceber que a o amor por essa linda profissão só aumentava.

Mas o que realmente o fisioterapeuta tem como papel principal:

Segundo Decreto Lei 938 (Regulamentação da Fisioterapia e Terapia Ocupacional)

Art. 3º É atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicas com a finalidade de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente.

Mas não vendo apenas a parte regulamentada e sim empática, é dever maior do fisioterapeuta ouvir, entender e estimular o seu paciente/usuário/cliente dedicando todo seu conhecimento e amor a desenvolver suas habilidades e competências para que enfim possa atua também de forma biopsicossocial na vida daquele indivíduo.

Tive uma grande oportunidade de trabalhar assim que conclui o curso em 2013, com idosos, que são também minha paixão, pude dedicar meu amor e meus conhecimentos.

Continuo estudando, fazendo cursos, fazendo minha pós graduação, a qual estou em fase de conclusão, iniciando o TCC, palestras a convite de outros professores, com pretensões de participar em congressos, para aprimorar conhecimentos na minha especialidade que tanto amo, e agora, com esse novo desafio de escrever para a Revista NovaFisio.

Tenho grandes pretensões e sonhos que com o tempo, esforço e com fé em Deus, terão rumos ainda maiores, tudo com amor pela minha profissão transmitida a todos meus pacientes.

Esse foi um breve relato do que já passei pelos caminhos de Fisioterapeuta que está só começando. Em minha coluna nesta revista escreverei sempre sobre assuntos relacionados com a fisioterapia preventiva e sobre assuntos relacionadas a coluna vertebral, conto com comentários e sugestões de vocês leitores! Até breve… Abraços!

Dra. Jacqueline Marinho
Fisioterapeuta formada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
Pós-graduanda em Fisioterapia nas Disfunções Biomecânicas com foco em Coluna Vertebral -Facudade Einstein
Fisioterapeuta Home Care (Domiciliar)
Colunista no Queimadas no Foco e NovaFisio
Email:jckfisio@gmail.com
FanPage: https://www.facebook.com/drajacquelinemarinho/

Colunista Jacqueline-Marinho

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.