O Papel da Clínica Escola na Vida Acadêmica do Aluno de Fisioterapia

Olá queridos leitores!

Falaremos hoje, sobre esta pluralidade de conhecimento e pilar de sustentação educacional, que é a dimensão da clínica escola no ambiente de formação do aluno de fisioterapia.

A caracterização da clínica escola para o usuário e o acadêmico se faz presente ao momento da política de atenção básica onde as IES se fazem por oferecer este serviço a população e desta forma contribui para  que os níveis de intervenção em saúde tornem – se satisfatórios para a comunidade em torno desta, e todo o atendimento sendo realizado por alunos que estão prestes a concluir o curso superior.

A vivência neste ambiente é inerente e contributiva para que todo o alunado possa ter de experiência profissional durante a sua trajetória. E   pressupondo que o mesmo desenvolva habilidades profissionais todo o conhecimento prático e teórico deve ser desenvolvido, aprendido e supervisionado por docentes com especialização mínima em compromisso com as diretrizes curriculares nacionais.

A estrutura do ambiente assim como o aprendizado técnico devem proporcionar melhores condições de utilização de equipamentos e o desenvolvimento de técnicas que possam dar segurança ao paciente e ao aluno.Todo o conhecimento absorvido no dia a dia irá promover diferentes saberes , dúvidas e mais do que isto, tornará este discente um buscador de informações , um grande curioso do saber científico que sabe que, quanto mais ele se absorve de boas práticas, mais ele torna –se capacitado e organiza suas atividades específicas e atribuições ao contato com o seu paciente, pois o  vasto mundo de informações se faz presente em todas as todas as ferramentas do processo educacional inerentes para a formação em saúde.

O contato com os professores e colegas de classe faz este candidato a fisioterapeuta pensar que o mesmo deve trabalhar em equipe, cooperando em pluralidade com toda a organização setorial,   perfazendo-se de relações pessoais diárias com todo o grupo, às vezes passam-se mais horas com os seus pares do que com a família e entes queridos, o tempo de dedicação durante a fase final toma quase todo o seu dia e toda a sua rotina é modificada em torno do aprendizado. O aprendiz presente começa a enxergar a sua capacidade e importância de net work e das boas relações desenvolvidas, sabe – se que o mercado também é provido de vínculos confiáveis , não será muito difícil este indivíduo encontrar com algum amigo de faculdade durante a sua trajetória profissional e este deve perceber que o cenário de envolvimento com a profissão e mercado já começa nos primeiros anos de envolvimento com todos os grupos ao qual ele se identifique.

A busca do conhecimento e eficácia no aprendizado constituem – se de  uma tarefa escarpada ,  que quando vinculado a um atendimento gratuito e de característica educacional  , proporciona a excelência na qualidade à saúde da população e no formato de aprendizado para a formação em fisioterapia. Todo o acolhimento associado a melhor forma do aprender denota a satisfação e prerrogativa de melhoras para a saúde populacional proporcionando opiniões homogêneas a cerca de qualidade.

Um grande abraço a todos!

Até a próxima!

Dr. Mariel Patricio

Pós Graduado em Fisioterapia Respiratória e UTI

Fisioterapeuta do Hospital Norte DO`r

Docente do Curso de Fisioterapia da UNESA

Primeiro Secretário e Coordenador do Dept. de Emergências da AFERJ

marieljunior@yahoo.com.br

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

1 comentário em “O Papel da Clínica Escola na Vida Acadêmica do Aluno de Fisioterapia”

  1. Dr. Natanael Cardoso

    Maravilhoso artigo,as clínicas escolas tem um papel fundamental na formação acadêmica dos alunos e na melhora em qualidade de vida da população, que estará respaldada por grandes mestres profissionais e seus alunos em busca do aprender.
    Formando assim,prófissionais preocupados com as verdadeiras necessidades dos pacientes.
    Parabéns meu amigo!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.