O Fisioterapeuta no Atendimento Pré-Hospitalar

Por: Dr. Adigildo dos Santos Pereira e Dr. Márcio Meira Brandão.

Acidentes são imprevisíveis e podem acontecer em qualquer lugar e com qualquer pessoa. Dessa forma, preveni-los é essencial para que não sejamos surpreendidos.

Muitos ambientes nos quais exercemos o nosso ofício como Fisioterapeutas, quer seja na clínica, consultório, academia, instituição de ensino ou outros locais de acordo com a área de atuação do profissional, podem apresentar riscos de acidentes emergenciais. Sendo assim, faz-se necessário que nós, Fisioterapeutas, tenhamos a formação e treinamentos compatíveis para que medidas adequadas possam ser tomadas de forma eficaz e eficiente, perante uma ocorrência envolvendo profissionais, alunos, pacientes ou familiares que ali estiverem sob nossa responsabilidade.

Seja qual for a emergência, o atendimento deve ser imediato e preciso, pois cada intercorrência deve ser atendida dentro de sua particularidade do ponto de vista de prioridades para se manter a vida.

Ao nos tornarmos Fisioterapeutas, assumimos a responsabilidade de cuidar das pessoas da melhor forma possível e, para isso, temos que estar capacitados para fazê-lo.

Buscar conhecimento de acordo com protocolos e diretrizes vigentes para que possamos cumprir esse papel se torna mais do que uma obrigação, se torna também um dever ético.

Temos que lembrar sempre que o indivíduo que está sob nosso cuidado e, de forma especial o paciente, não optou por se envolver em uma situação de emergência. O Fisioterapeuta, no entanto, escolheu estar ali para atendê-lo, justificando a necessidade de estar preparado e com o domínio das técnicas de primeiros socorros que se fizerem necessárias para um atendimento emergencial com qualidade e no menor espaço de tempo possível.

Pense bem, caso ocorra uma situação emergencial no seu local de trabalho, você e sua equipe saberiam o que fazer?

Lembre-se: cada minuto vale uma vida.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.