O calçado ideal para o corredor de rua.

Dicas das acadêmicas Elaine Periard e Bruna Mayrink do 7º período do Curso de Fisioterapia – Barbacena UNIPAC. 

A corrida de rua que surgiu na Inglaterra no século XVIII é um dos esportes mais populares do mundo atual. O número de praticantes vem aumentando significativamente, atualmente há no Brasil 10 milhões de corredores. Os principais fatores na busca desse tipo de atividade física envolvem melhora do funcionamento do sistema cardiovascular, estética – via controle do peso corporal -, baixo custo, redução do estresse e de doenças sistêmicas que envolvem o sedentarismo.

Apesar de ser uma prática de atividade física popular, pode-se tornar um risco por inexperiência e falta de orientação, desencadeando lesões e redução no desempenho dos praticantes. Muitas das lesões que podem ocorrer estão associadas à rápida evolução, às superfícies utilizadas, às variações anatômicas dos pés dos corredores e aos tipos de calçados utilizados.

Os corredores devem evitar calçados apertados ou folgados, pois estes podem causar lesões por atrito e não conferem estabilidade. Quando for escolher o calçado, o corredor deve estar atento ao tipo de pisada que possui e à formação do arco dos pés. Existem três tipos de pés, quanto à formação do arco: pé plano, côncavo e normal, com quatro tipos de pisadas: neutra, supinador (para fora), pronador (para dentro) e pronador acentuado, sendo que as variações são individuais. Essa avaliação pode ser feita por um fisioterapeuta.

pisante

O formato do sapato pode ser verificado virando o sapato de sola para cima e colocando uma fita desde o centro da biqueira até ao centro do calcanhar, observando em qual dos dois lados da fita aparece mais material, para escolher o calçado de acordo com a pisada. Também podem ser utilizadas palmilhas e órteses, para tornar o pé mais neutro, evitando compensações e rotações nas articulações e estruturas ósseas próximas, que vão favorecer as lesões.

Aos corredores interessados em realizar a avaliação da pisada, entrar em contato com a Clínica Escola Vera Tamm de Andrada – Tel (32) 3339-4992 ou clinicaescola@unipac.br

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.