Notas Avulsas – 2

– Um texto em defesa da Fisioterapia foi recentemente publicado pela Fisioterapeuta Unnur Pétursdóttir, Presidente da Icelandic Physiotherapy Association – entidade membro Confederação Mundial de Fisioterapia -, e divulgado no TWITTER da autora.

O título da matéria, em tradução livre, dá o recado: “Fisioterapia é a resposta” e gira em torno do processo de envelhecimento da população, com rebatimento sistema de saúde local. O acesso ao texto pode ser feito via link; e, como recomenda a autora na rede social citada, use o Google Tradutor: http://kjarninn.is/skodun/2016-01-13-sjukrathjalfun-er-svarid/

_____________
– O trabalho desenvolvido pela Confederação Mundial de Fisioterapia – WCPT merece destaque e a devida divulgação, não somente para e categoria que representa; deve ser levado ao conhecimeto dos demais profissionais de saúde e do público em geral, por ser relevante para a saúde mundial. Fundada em 1951, a WCPT é a única voz internacional para a Fisioterapia, o que representa mais de 350.000 Fisioterapeutas em todo o mundo através de suas 111 organizações membros. A confederação opera como uma organização sem fins lucrativos e está registrada como uma instituição de caridade no Reino Unido.

Quando da sua fundação reuniu 11 organizações membros: Austrália, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Grã-Bretanha, Nova Zelândia, Noruega, África do Sul, Alemanha Ocidental, Suécia e Estados Unidos da América. Consolidou a sua posição internacional ao alcançar status consultivo junto à Organização das Nações Unidas – ONU e relacionar-se oficialmente com a Organização Mundial de Saúde – OMS. Atualmente mantém laços com organizações internacionais voluntárias, como a Reabilitação Internacional, a Associação Médica Mundial, e agências da ONU como a UNICEF.

_____________

– Por meio da Resolução Nº 456 de 29 de outubro de 2015, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO fixou o valor da a anuidade para o ano de 2016 em R$ 428,00 (Quatrocentos e vinte e oito reais). Para fixação desse valor a Autarquia levou em consideração “que a organização e funcionamento dos serviços úteis e indispensáveis à regulamentação e fiscalização do exercício profissional dependem do produto da arrecadação das anuidades, taxas, emolumentos e multas, de acordo com os dizeres dos artigos 10 e 11 da Lei nº 6.316 de 17 de dezembro de 1975”.

É do conhecimento geral da categoria, mas não custa lembrar que a criação do Conselho Federal é uma conquista da classe profissional representada, constituindo-se, em linguagem corrente, na Repartição Pública do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, onde se faz o registro da identidade profissional, visando proteger a sociedade no que concerne ao direito do cidadão de ser atendido por elementos qualificados, banidas a ação de leigos e charlatões. O Conselho exerce também na forma da Lei, a atividade de Tribunal de Ética. Na linguagem oficial “o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO é uma Autarquia Federal criada pela Lei nº 6316, de 17 de dezembro de 1975; com objetivos constitucionais de normatizar e exercer o controle ético, científico e social das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional”.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.