Nem toda tontura é Labirintite

Fisioterapeuta, chegou o Fisio.app | Aplicativo para fisioterapeutas. Baixe agora mesmo em www.fisio.app,

Semana de Conscientização quanto aos Distúrbios do Equilíbrio

Quando se fala em tontura muita gente já associa a Labirintite, se automedica, o que muitas vezes não resolve e acaba agravando o problema. A Balance Awareness Week é uma semana especial criada pela VeDA que é uma organização sem fins lucrativos composta por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e pessoas com distúrbios vestibulares.

Esta é uma campanha anual de conscientização para ampliar a compreensão do público sobre distúrbios vestibulares relacionados ao equilíbrio, como doença de Meniere e enxaqueca vestibular, e sintomas que variam de tontura e desequilíbrio, a vertigem e zumbido. 
 Tontura, vertigem e desequilíbrio são sintomas comuns que podem resultar de um problema no sistema vestibular do ouvido interno ou de outras causas, como estresse, desidratação, problemas cardíacos e problemas de visão.

Conforme a fisioterapeuta da Clínica Tesser Otorrinolaringologia de Concórdia, Daniela Oliva, embora muitas dessas condições sejam incuráveis, um diagnóstico mais rápido e preciso, junto com estratégias eficazes de enfrentamento, pode melhorar muito a qualidade de vida dos pacientes. “O objetivo geral da Semana é aumentar a conscientização sobre os distúrbios relacionados ao equilíbrio, de modo que as pessoas que perdem o equilíbrio possam ser diagnosticadas, tratadas com eficácia e ganhar empatia mais rapidamente, o apoio de que precisam de amigos, familiares e colegas de trabalho”.
Pacientes em Concórdia

Nessa semana nossa reportagem ouviu uma das pacientes da fisioterapeuta Daniela Oliva, a empresária Sônia Terezinha de Carvalho Jasper, a qual explicou que as tonturas limitaram sua autonomia e qualidade de vida. “Fiquei três dias de cama, sem sair pra nada. Tinha muita náusea, a visão desfocava.  Até que procurei o Dr. Tesser (Médico Otorrinolaringologista), depois de alguns exames descobrimos que eu tinha Labirintite e ele me indicou além do tratamento medicamentoso, a fisioterapia vestibular”. 

A empresária conta que a fisioterapia devolveu sua qualidade de vida. “Eu tinha muito medo de sofrer aquelas crises de tonturas de novo. Então a Dani começou a fazer comigo exercícios na clínica e me passou outros para fazer em casa. Foram três meses de exercícios, dessas manobras e mesmo que eu não tenha tontura, faço de forma preventiva”. 

Como a fisioterapia age

Daniela Oliva explica que quem já teve essas crises de vertigens, o cérebro grava a experiência e cria um quadro limitante, com medo de uma reincidência. As chamadas manobras fazem com que os cristais de cálcio que todos temos nos canais do ouvido voltem a ficar no lugar correto. 

Conforme a fisioterapeuta é muito arriscado sair tomando medicamento sem acompanhamento médico. “Muitas pessoas acreditam que o que faz sarar é comprar um remédio e tomar. A automedicação é muito perigosa, é muito comum as pessoas seguirem conselhos de outras pessoas e acabarem tomando medicamentos que hoje inclusive estão associados ao desenvolvimento do Mal de Parkinson”, destaca.

Até mesmo simples posições que realizamos para executar as tarefas do dia a dia podem desencadear o deslocamento desses cristais de cálcio e o equilíbrio fica comprometido. “A falta de vitamina D, pressão alta, estresse, não dormir direito, alterações hormonais da menopausa, uma atividade aleatória, pode fazer com que os cristais se desloquem e as manobras que realizamos com os exercícios podem fazer com que eles voltem para o devido lugar”. 

A maioria das pessoas que apresentam tontura não tem Labirintite.  “É preciso uma investigação mais profunda. Muitas pessoas tratam anos com medicamentos e muitas vezes os simples exercícios poderiam devolver a qualidade de vida para a pessoa”, destaca Daniela. 

Alimentos que podem desenvolver tonturas

A combinação de chocolate, chimarrão, cigarro, pipoca, embutidos e vinho pode ser uma verdadeira bomba para quem já possui episódios de tontura. Ingerir alimentos muito gordurosos e com muito açúcar também pode ser a 
combinação perfeita para desencadear uma crise. 

Fonte: http://www.radiorural.com.br/noticias/39847-nem-toda-tontura-e-labirintite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.