Na gestão Auricchio, USCS é mais que universidade

Mais do que uma universidade para formação e especialização de profissionais. No Plano de Governo de José Auricchio Júnior (PSDB), a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) ganha corpo para se transformar em um polo científico e de conhecimento para beneficiar a população e impulsionar a cidade para patamares ainda mais elevados de desenvolvimento social, econômico, educacional e de Saúde.

“A USCS é um braço científico e de inovação, polo de conhecimento que, bem utilizado como estamos fazendo, beneficia o desenvolvimento da sociedade são-caetanense, assim como acontece em países desenvolvidos”, afirmou Auricchio, que nos últimos mandatos fortaleceu a estrutura da universidade com a criação do colégio USCS (de Ensino Médio), da Clínica Escola de Odontologia (o segundo Centro Odontológico Municipal, no Bairro Fundação) e os cursos de Saúde da faculdade, como o de Medicina, entre outras ações.

Este planejamento rendeu bons frutos também no combate à covid-19, especialmente com o Programa Disque Coronavírus, ação pioneira de testagem domiciliar (PCR). Hoje, a USCS é orgulho para o Brasil ao ser projetada como centro de excelência para testes e pesquisas de vacinas contra a covid-19.

No Plano de Governo 2021-2024 de Auricchio, a USCS é parceira na criação do Hospital Universitário onde hoje é o Hospital de São Caetano, que voltará a funcionar 24h, atendendo pacientes do SUS e também de convênios básicos. A universidade será fundamental também para a implantação e funcionamento do Hospital Municipal Veterinário, em que o curso de Veterinária da faculdade será o protagonista.

O futuro Complexo Municipal de Diagnóstico e Reabilitação da Pessoa com Deficiência, previsto no Plano de Governo de Auricchio, terá a USCS como uma das parceiras no setor de Fisioterapia.

Na Educação, a Universidade de São Caetano terá participação no Programa Acolher Educação, em que – junto com outras instituições – estudantes do último ano dos cursos de Psicologia e Serviço Social farão o acolhimento e o atendimento inicial nas escolas, para demandas socioemocionais e de inclusão. A USCS estará envolvida ainda no programa de formação continuada dos professores da rede municipal de ensino e na pós-graduação para o corpo docente da Prefeitura. “Professores melhor preparados significa uma Educação de mais qualidade”, disse Auricchio.

Na Segurança, a USCS estará envolvida na implantação do programa de formação e capacitação de agentes. O Observatório de Segurança Pública, que já tem a USCS como peça fundamental, será fortalecido.

O Plano de Governo de Auricchio prevê ainda a promoção do esporte universitário, com promoção da USCS e da Secretaria de Esportes, além de projetos de Cultura, como os cursos de graduação na área cultural por meio de parceria entre a Fundação das Artes e a universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.