Movimento na terceira idade – Exercícios e fisioterapia para evitar quedas

Modificar comportamentos de riscos e evitar o sedentarismo podem ser armas poderosas contra quedas de idosos.

Uma pesquisa divulgada pela OMS – Organização Mundial da Saúde – alarmou médicos e familiares de pessoas idosas. Segundo a pesquisa, em média, 30% das pessoas com mais de 65 anos de idade sofrem quedas ao longo do ano, chegando a 42% em pessoas com mais de 70 anos.

A estatística da OMS ainda prevê que caso não sejam tomadas medidas preventivas no futuro imediato, os números de lesões causadas por quedas será 100% mais alto no ano de 2030. Por isso, é importante estar atento às condições em que vivem estes idosos, e embora existam inúmeros fatores que contribuam para as quedas, mudar alguns hábitos na rotina da casa pode ser fundamental para reduzir estes acidentes.

Deixar o ambiente mais espaçoso, facilitando a locomoção do idoso é um grande passo. Além disso, exercícios de fisioterapia que unem força e equilíbrio são grandes aliados na luta contra as quedas. Pensando na prevenção e na diminuição do número de acidentes com idosos, o Dr. Rodrigo Peres, Diretor da Central da Fisioterapia, indica a prática de exercícios específicos, uma vez que o fortalecimento muscular adequado favorece a postura e mantêm as articulações estáveis, diminuindo o risco de desequilíbrio.

Sobre Dr. Rodrigo Peres – Fisioterapeuta com experiência de mais de 12 anos na área, atuou em clínicas, grandes centros de saúde e especializou-se no atendimento home-care. Com pós-graduação em “Intervenção Fisioterapêutica nas doenças neuromusculares” e “Fisiologia e biomecânica da atividade motora com avaliação e reabilitação”; tornou-se empreendedor e atualmente está na Direção da Central da Fisioterapia, a maior empresa de fisioterapia particular do Brasil, coordenando aproximadamente 300 profissionais, espalhados por cinco capitais e que atuam em diferentes áreas da fisioterapia. Saiba mais em: www.centraldafisioterapia.com.br