Metatarsalgia está ligada ao uso de calçados inadequados

salto-alto

O pé é uma estrutura complexa que é formada por músculos, numerosos ossos, ligamentos e articulações. Composto de 26 ossos é a base sólida e estável para o corpo. Os metatarsos são ossos longos e finos que ficam no meio do pé. Dores nesta região caracterizam a metatarsalgia, em forma de queimação ou pontada. Além disso, o paciente ainda pode apresentar calos onde há aumento da pressão.

Conforme a pesquisa “Os Pés Brasileiros”, realizada em 2012 pela Pés Sem Dor com mais de 26 mil pessoas, o primeiro metatarso é o segundo local que as pessoas mais sentem dor. O estudo mostra que 55% dos entrevistados se queixam dessa região. As mulheres sofrem mais com essa doença principalmente devido ao uso de calçados inadequados. 21,9% disseram usar sapatos de salto alto sempre ou muitas vezes.

“Saltos muito altos e sapatos com a frente estreita (bico fino) apertam essa área em um espaço mínimo, o que dificulta o andar e resulta em desconforto no antepé. Isso acontece porque há uma forte pressão plantar”, esclarece a fisioterapeuta da Pés Sem Dor, Alice Terçariol Correia. E reforça que a prática de atividades de alto impacto também pode resultar na patologia.

De acordo com a especialista, o tratamento mais indicado é o uso de palmilhas personalizadas e sapatos adequados. “A palmilha especial para esta doença visa aliviar a pressão dos metatarsos, redistribuindo o peso da área dolorida e ainda corrigir distúrbios biomecânicos que levam à queixa de dor”, diz.

A doença pode ser detectada através do teste da pisada. “A avaliação é gratuita e serve para fazer uma análise completa dos pés. Com ele é possível mensurar e analisar os pontos máximos de pressão (pontos onde colocamos mais peso) nos pés parados com a utilização de um moderno escaner e em movimento com o baropodômetro computadorizado”, finaliza Alice.

Sugestão de fonte: Alice Terçariol Correia, fisioterapeuta da Pés Sem Dor

Sobre a Pés Sem Dor: Fundada em 2009, a Pés Sem Dor é a única empresa brasileira de palmilhas personalizadas e confeccionadas sob medida que atende RDC 192:2002 da ANVISA. Focada em oferecer qualidade e conforto para os pés, a empresa se preocupa em disponibilizar aos clientes brasileiros não somente a melhor tecnologia de avaliação dos pés no mercado internacional, mas também os melhores materiais para a construção de palmilhas ortopédicas.

1 comentário em “Metatarsalgia está ligada ao uso de calçados inadequados”

  1. DOMITILA AUGUSTA CURADO FLEURY

    Achei muito interessante a reportagem sobre “METATARSALGIA”. Gostaria de saber mais, será que tem alguma revista focada para este assunto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.