Livre-se das dores com a Osteopatia


Atualmente um dos problemas que mais afeta a saúde e a qualidade de vida das pessoas é a dor nas costas. Essa terrível vilã surge a partir da má postura e dos movimentos repetitivos, comuns em quem trabalha no computador, por exemplo. Assim, o corpo fica ‘mal acostumado’, e as articulações saem do seu lugar original, o que causa a dor.

Quando as articulações saem do lugar e se viciam na posição errada, aí é hora de colocar a estrutura no lugar, como um trabalho de reeducação. Nessa tarefa, a Osteopatia, forma holística de medicina não-convencional, que usa técnicas manuais surge para diagnosticar e tratar uma grande variedade de problemas de saúde.

Para quem ainda não conhece, a Osteopatia é um tratamento surgido nos EUA, criado pelo Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917), que apresentou os princípios desta terapia natural. Sendo um conjunto de terapias manuais que corrigem as alterações articulares vindo da estrutura óssea. O tratamento requer um exame aprofundado do paciente e um diagnóstico cuidadoso, que vai determinar o melhor tratamento a ser utilizado. Podendo ser uma manipulação ou uma mobilização articular, que irá repercutir imediatamente no problema apresentado. A avaliação é sem dúvida a forma decisiva do tratamento.
A partir de um exame clínico, essa técnica trata as restrições de mobilidade no corpo, causadas muitas vezes por estresses físicos ou emocionais. O osteopata utiliza uma abordagem total do corpo para tratar a causa dos sintomas.
Partindo do pressuposto de que o corpo funciona como uma unidade composta de diferentes partes móveis como músculos e articulações, órgãos e vísceras, circulação sangüínea ou interações microscópicas entre as células, a Osteopatia considera que, quando o corpo não apresenta restrições de movimento, ele é capaz de lidar melhor com a dor, o estresse e as doenças, tendo, então, um poder de auto-cura.

Todas as partes do corpo funcionam juntas de uma forma integrada. Se uma das partes está restrita, as restantes deverão sofrer adaptações e compensações, eventualmente levando à inflamação, à dor, à rigidez e a outros problemas de saúde. A função da técnica é remover esses padrões de restrições, de forma que o corpo funcione corretamente.
Através de várias técnicas manuais suaves e não invasivas, o osteopata utiliza as mãos para perceber os movimentos e tensões do corpo. Isso significa que pessoas de todas as idades podem consultar um profissional, desde o recém-nascido ao idoso.

O tratamento osteopático proporciona muitos benefícios à saúde como uma melhora da circulação, a função do sistema nervoso e imunológico, a digestão e a respiração. Além disso, ajuda no tratamento de pessoas acometidas de dor lombar, dores de cabeça e pescoço, cólicas menstruais, ciáticas, artroses, doenças relacionadas ao trabalho, tendinites, problemas digestivos funcionais e respiratórios, dentre outros.

Os fisioterapeutas e especialistas Dr. Vidigal Afonso Gasparini e Dr. Mauro Pedroni Jr., indicam o melhor tratamento para solucionar quaisquer tipos de problemas a partir da Osteopatia. Para uma avaliação individual, consultas podem ser agendadas na clínica CorpoEquilíbrio Fisioterapia, localizada na capital de São Paulo, ou na FisioClinica Londrina, localizada em Londrina, Paraná.

Conheça os Fisioterapeutas:
Dr. Mauro Pedroni Junior – Fisioterapeuta. Graduado pela Universidade de Marília com especialização na França em Podoposturologia. Formação em Osteopatia, Osteoetiopatia, Mulligan, Cadeias Musculares, Cyriax, Mobilização Neural, Reorganização Tônica e Fásica da Postura e Crochetagem Mioaponeurótica. Com experiência internacional estagiou na França, Bélgica e Holanda, é Professor da Pós-Graduação em Fisioterapia Ortopédica e Traumática da Universidade Evangélica de Curitiba-PR; Universidade Salesianas de Lins-SP; Universidade Norte do Paraná (Unopar). UEL Universidade Estadual de Londrina. Hoje mora em Londrina, onde é Professor do Curso de Especialistas em Fisioterapia Osteopática,ATMS Academia de Terapia Manual e Esportiva. Professor do curso de Podoposturologia no Brasil, Portugal e Argentina.
Dr. Vidigal Afonso Gasparini – Fisioterapeuta. Graduado pela Universidade de Marília. Formação em Cadeias Muscular método Leopold Busquet (França), Osteopatia Clínica ATMS (Bélgica), Podoposturologia, Reeducação Postural Global Método Australiano, Pilates Solo e Aparelhos, Maitalnd, Mulligan, Movimento Combinado, Mobilização Neural, Therapy Taping, Kabat, Reequilíbrio Somato Emocional. Foi Professor de Graduação e Pós Graduação em Fisioterapia por 10 anos, organizador do Curso de Podoposturologia em São Paulo.

Mais informações através dos sites www.fisioclinicalondrina.com.br e
www.corpoequilibrio.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.