Kaatsu Training ajuda a potencializar a hipertrofia muscular

Consultor da New Millen fala sobre o método de oclusão vascular para o ganho de força e massa magra

O Kaatsu Training ainda é pouco conhecido nas academias, mas vem ganhando adeptos porque oferece efeitos positivos para a hipertrofia e força muscular. O método se baseia na oclusão vascular com o objetivo de diminuir o nível de oxigênio da musculatura e promover acúmulo metabólico, consequentemente, contribui para o aumento da síntese do hormônio do crescimento (GH), da atividade da enzima óxido nítrico sintase, promove aumento de fatores intracelulares que contribuem para o ganho de massa magra e força muscular em atletas e praticantes de treinamento de força. A pressão da musculatura pode ser parcial ou total para aumentar a atividade metabólica do músculo. Entretanto, o valor de pressão de oclusão varia de acordo com o tamanho da musculatura que será ocluída, ou seja, membros inferiores apresentarão maiores valores de oclusão quando comparados aos membros superiores.

A utilização da oclusão vascular no Kaatsu Training exige cargas mais leves (entre 20% e 40% da carga máxima), por isso este método é interessante para quem não tolera cargas elevadas durante o treinamento de força. “O método apresenta baixo risco de lesão dos nervos durante a pratica do treinamento de força com oclusão vascular”, afirma o doutor em Fisiologia e consultor técnico da New Millen, Prof.Dr. Alex Souto Maior. De acordo com o especialista, a prática do Kaatsu Training não acarreta riscos de trombose e pode ser feito para minimizar o estado de atrofia muscular em situações de lesões com imobilizações, sendo um excelente método no auxílio da reabilitação pós-cirúrgica de ligamento cruzado anterior do joelho. Outro fato importante é a recomendação da pratica deste método do jovem ao idoso.

A oclusão é feita nos membros superiores ou inferiores com o uso de aparelho que pode controlar a pressão exercida na musculatura. As vantagens do Kaatsu Training são os efeitos anabólicos proporcionados com baixas cargas similares ao treinamento com altas cargas. De acordo com o Prof.Dr. Alex Souto Maior, há relatos de casos atuais que já mostram efeito na sensibilidade de paraplégicos e tetraplégicos com lesões medulares parciais. Em recentes estudos publicados pelo grupo de pesquisadores liderados pelo Prof.Dr. Alex Souto Maior foi verificado significativo efeito na redução da pressão arterial após a pratica de exercícios de força com oclusão vascular.

O Kaatsu Training pode ser praticado até 3 vezes por semana sempre acompanhado por um profissional capacitado para a prática.

Alex Souto Maior, educador físico, doutor em Fisiologia, mestre em Engenharia Biomédica e especialista em treinamento de força.

Sobre a New Millen
A New Millen atua há quase 20 anos no mercado com produtos obtidos com as melhores matérias-primas do mercado mundial, atendendo as mais diversas necessidades em prol da saúde, bem-estar e aumento do desempenho de seus consumidores. Suas linhas de suplementos são divididas em Advanced, Premium, Cell Impact, Pro Evolution, Iron Man e Perfect Woman.

1 comentário em “Kaatsu Training ajuda a potencializar a hipertrofia muscular”

  1. edson gustavo dalbosco

    Aonde consigo cinta oclusão vascular, pois queria uma que mostrasse o valor 100 a 250 mmHG, para não ocorrer micro lesões na pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.