Interdisciplinaridade: Fisioterapia e Educação Física promovem avaliação e treinamento de força em pacientes amputados.

A recuperação de pacientes submetidos a amputações requer um esforço continuado, tanto dos beneficiários quanto dos profissionais da saúde.

Neste contexto, a cooperação entre as principais disciplinas envolvidas é de crucial importância no pleno sucesso terapêutico e evolução do paciente.

Visando o melhor desenvolvimento deste processo, as coordenações dos cursos de Fisioterapia  e de Educação Física assumiram, em conjunto, um programa voltado para o fortalecimento muscular dos pacientes.

Inicialmente foi realizada uma avaliação da força muscular estática e dinâmica com a utilização de uma célula de carga (tensiômetro) e de um eletrogoniômetro para a medida da amplitude de movimento.

Em seguida, os pacientes foram direcionados para a Academia Universitária e acompanhados por profissionais de educação física e fisioterapeutas na realização de exercícios para melhora da força, equilíbrio e mobilidade.

Com esta iniciativa pretende-se, além da plena recuperação dos pacientes, acentuar a pesquisa nessa área, o que poderá gerar um novo paradigma no tratamento de amputados, os quais se mostraram positivamente surpresos ao perceberem a ampliação de seus horizontes, bem como a possibilidade de melhora na mobilidade e na qualidade de vida.

Para o grupo discente do curso de Fisioterapia, a experiência interdisciplinar aguçou sua curiosidade, estimulando deste modo suas pesquisas com relação à quantificação individualizada da força muscular a ser aplicada.

O projeto recebe o apoio das direções Geral e Acadêmica do Campus Barbacena, da Coordenação da Clínica Escola Vera Tamm de Andrada, das coordenações dos cursos envolvidos e, mais importante, pleno respaldo dos pacientes.

Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (32) 3339-4992 ou clinicaescola@unipac.br – Clínica Escola Vera Tamm de Andrada /Academia do Campus Barbacena – UNIPAC.

Atenciosamente,
Professora Patrícia Maria de Melo – Coordenadora do Curso de Fisioterapia.
Professor Eurico Peixoto César – Coordenador do Curso de Educação Física.
UNIPAC Barbacena.
Universidade Presidente Antônio Carlos.

Slide1 Slide2 Slide3 Slide4 Slide5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.