Importância da Fisioterapia para o Esporte

O corpo por si só é totalmente baseado em movimentos. Com o passar dos anos, é muito comum escutarmos de pessoas que vão ficando mais velhas que há o surgimento de dores pelo corpo. Isso é sinal de sedentarismo e de pessoas que não praticam nenhuma atividade física. Se o corpo fica parado, o risco de haver um desgaste natural das articulações e das cartilagens. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 80% da população brasileira é sedentária, ou seja, não pratica nenhuma atividade física ou faz pouco exercício.

Por conta disso que fazer esportes e atividades é essencial para ter uma vida com mais qualidade e saudável. Dentro disso, há quem veja no esporte uma ótima forma de repor energia, além de ter um ótimo aumento de memória e disposição, diminuição da sensação de fadiga, liberação do estresse e melhora do humor por causa da produção de endorfina, que ajuda a combater a depressão e o baixo-astral, entre outros.

É muito comum que ao praticar esportes ou atividades físicas que alguma lesão aconteça, seja para prática inadequada ou por um acaso. Se engana quem pensa que as lesões causadas pelo esporte ocorrem apenas em atletas profissionais, mas também em pessoas que praticam atividade física de forma incorreta. Neste sentido, a fisioterapia esportiva ajuda a resolver o problema de qualquer pessoa que tenha sofrido alguma lesão, através de um programa de exercícios adequado de exercícios específicos. Além disso, a pratica auxilia a prevenir possíveis lesões que podem ter sido causadas por alguma atividade realizada inadequadamente.
Um reflexo disso é que nos últimos anos, houve um aumento no número de pessoas que passaram a correr, por conta da necessidade de combater os males do estresse e da rotina. No entanto, o aumento dessa prática sem freio levou a maior incidência de lesões, entre as mais comuns, podemos destacar as cãibras, tendinites, lesões musculares, lombalgias e canelites.
Por conta de tudo isso, é preciso dar a fisioterapia esportiva a sua devida importância.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.