Homem fica embriagado sem ingerir bebida alcoólica

Fonte: http://oglobo.globo.com/blogs

z

Um homem de 61 anos foi levado a um pronto-socorro em Carthage (Texas, EUA) com fortes sinais de embriaguez. Nos raros momentos de “lucidez”, o paciente alegava não ter ingerido qualquer bebida alcoólica. Médicos e enfermeiros deram de ombro: era mais uma história de bêbado que não sabe muito bem o que diz. Prova disso era o teste do bafômetro:concentração de álcool cinco vezes acima do limite permitido no estado.

Mas não era história de bêbado. O paciente falava a verdade. Ele havia ficado embriagado após comer.

Dois médicos decidiram dar ouvidos à história do paciente e o deixaramisolado em um quarto. Ele foi mantido à base de uma dieta rica em carboidratos. Um exame sanguíneo constatou que o paciente estava novamente embriagado. Como era possível?

Exames detectaram a presença de Saccharomyces cerevisiae, levedura da cerveja, no estômago do paciente. Quando ele ingere alimentos com muita concentração de amido – como pães, massas e refrigerantes – a levedura fermenta no estômago e transforma açúcares em etanol.

Essa condição inusitada pode se dar quando uma pessoa passa por tratamento com antibióticos. Matar as bactérias no estômago cria um meio perfeito para a propagação da levedura. Outro fator importante no caso: o paciente possui uma cervejaria caseira – ou seja, está em contato direto com levedura.

O caso foi recentemente publicado na revista “International Journal of Clinical Medicine”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.