Grau de recomendação científica

Olá pessoal, vamos continuar falando de ciência? Claro que sim, pois é a única forma de prestar cuidados específicos para cada condição imposta. Em nossa era já não cabe mais o usual tentativa e erro.

Pensando assim, e para não ficarmos tentando acertar, temos que recorrer à literatura especializada. Temos que identificar a qualidade da informação, ou seja, seu nível de evidência científica e credibilidade.

A abordagem realizada para classificar o nível de evidência dos estudos para decisões sobre o tratamento é hierárquica e está amparada no desenho dos estudos (sua metodologia).

Assim, são esses níveis de evidência científica que guiam os graus de recomendação de um determinado tratamento ou procedimento: quanto maior o nível, mais forte a idéia de que pode ser adotado com segurança e benefício do paciente. O grau de recomendação está distribuído de A a D, um modelo hierárquico, onde A possui o maior valor.

A: Estudos experimentais ou observacionais de maior consistência (metanálises ou ensaios clínicos randomizados).

B: Estudos experimentais ou observacionais de menos consistência (outros ensaios clínicos não-randomizados ou estudos  observacionais ou estudos caso-controle).

C: Relatos ou séries de casos (estudos não-controlados).

D: Opinião desprovida de avaliação crítica, baseada em consensos, estudos fisiológicos ou modelos animais

A utilização do grau de recomendação associado à citação bibliográfica no texto tem como objetivos principais: conferir transparência à procedência das informações, estimular a busca de evidência científica de maior força, introduzir uma forma didática e simples de auxiliar a avaliação crítica do leitor, que arca com a responsabilidade da decisão frente ao paciente que orienta.

Aprofunde nos estudos:

Níveis de Evidência Científica segundo a Classificação de Oxford  http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/tabela_nivel_evidencia.pdf

Agency for Research and Health Quality (ARHQ). Disponível em URL: http:// www.ahrq.gov

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.