GINÁSTICA LABORAL EM SALÃO DE BELEZA

Labor gymnastics in Hall of Beauty

Nitars Vallian Moura Meneses¹
Orientador: João Paulo Martins²

RESUMO

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção de ginástica laboral em profissionais de salão de beleza, uma profissão muito acometida por dores corporais e outras queixas. Onde apresentou resultados positivos como diminuição dessas queixas álgicas. Esses resultados foram encontrados após um mês de intervenção, com encontros de duas vezes na semana, no horário de abertura do estabelecimento, com o programa de ginástica laboral e aplicação de questionários antes e após, para analise dos resultados.

PALAVRAS-CHAVES: Ginástica Laboral, salão de beleza, algias, intervenção.

Abstract

This work presents a proposal of intervention of labor gymnastics in professionals of beauty hall, a profession much attack for corporal pains and other complaints. Where it presented resulted positive as reduction of these álgicas complaints. These results had been found one month of intervention after, with meeting of two times in the week, in the schedule of opening of the establishment, with the program of labor gymnastics and application of questionnaires before and after, for analyzes of the results.

Keywords : Labor gymnastics, hall of beauty, algias, intervention

INTRODUÇÃO

O ser humano é submetido constantemente a transformações ao longo da vida, não seria diferente com a profissão, então é sábio dizer que, o trabalho tem função importante na qualidade de vida. ¹
Para analisar um trabalhador é preciso obter dados gerais, tais como, classe socioeconômica, cultura, tipo de trabalho, esforço físico e mental, ritmo, condições de trabalho, tempo e algumas características individuais. Com esses fatores, podemos ver onde aparecem os pontos positivos, aqueles que geram prazer e satisfação, mas também os negativos, aqueles que trazem prejuízos a saúde física e mental, podendo gerar conseqüências a curto, médio e longo prazo, como lesões osteoartromusculares, psicológicas, da vida pessoal e profissional. ¹ ²
O homem vem buscando o aperfeiçoamento da qualidade de vida, desde a era primitiva, exemplo é a melhora ergonômica de seus objetos. O tempo vem passando e com o avanço da tecnologia, surgimento das indústrias, aparelhos e máquinas, aliados a uma busca desenfreada pela produtividade e qualidade de serviço e produtos, vem a deteriorização da qualidade de vida. Atualmente, um dos problemas que mais acometem empresas e funcionários são os distúrbios e lesões do trabalho, onde aquele trabalho que traz uma jornada prolongada, repetitiva, pressionada pela produtividade e sendo fragmentado e monótono, só trará conseqüências tanto para as empresas, pelo número de afastamentos e baixa produtividade e qualidade, quanto aos trabalhadores, com o sofrimento e queixas de dores. ¹ ² ³
A ginástica laboral vem de encontro com todos esses problemas, sendo talvez a saída. Vem como um programa de prevenção, cujo objetivo é a promoção de saúde no trabalho, prevenindo doenças laborais, corrigindo vícios de postura, reduzindo acidentes de trabalho, aumentando a disposição, promove integração entre funcionários e evita a fadiga gerada pelo trabalho. ² ³ 4
A ginástica laboral nesta pesquisa vai direcionar a atividade física dentro do salão de beleza, para trazer o alívio das queixas álgicas, estresses e sobrecarga. Como é um ambiente que o profissional tende a está envolvido inteiramente com o trabalho, sendo pressionado pela perfeição. Tendo em vista esses pontos, apresenta nesta pesquisa o acompanhamento e os resultados obtidos no salão de beleza com o programa de ginástica laboral.

MATERIAIS E MÉTODOS

Esta pesquisa consiste na intervenção em um salão de beleza, localizado no bairro Marcos Freire II, zona norte de Aracaju, com três profissionais, dois cabeleireiras e uma manicure, implantado por três estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade de Sergipe, orientadas pelo professor João Paulo Martins, o programa de ginástica laboral. A coleta de dados foi feita com base em um questionário que aborda perguntas pessoais, sobre o trabalho e queixas álgicas, visitas para avaliação e analise do mobiliário e equipamentos, sessão de GL em dois dias na semana, em dias alternados. Em primeiro momento 5 minutos de alongamento e após 5 minutos de relaxamento com auto-massagem, dando ênfase nos MMSS que são os mais recrutados para o trabalho, totalizando uma duração de no máximo 10 minutos. Após a aplicação do programa de Ginástica Laboral foi refeita a avaliação através do questionário somente na parte de morbidade referida, sendo revelada as partes corporais que antes relatavam reclamações e agora descrito pelos profissionais uma melhora considerada das queixas anteriores.
As pesquisas de base para a pesquisa foram feitas pelos sites bireme e scielo, onde procuramos incluir os artigos do ano 2000 até a atualidade, artigos que falavam diretamente sobre salão de beleza, sobre LER/DORT, ginástica laboral, ao total utilizamos 4 artigos, e exclusos aqueles que fugiam a idéia da pesquisa, não tinha relação com a ginástica laboral e era anterior ao ano de 2000, eram em inglês, era entre 2000, mas não tinha dados atualizados ou não foi utilizado, um total de exclusões de 6.

DISCUSSÃO

A pesquisa sobre ginástica laboral (GL) começou com o interesse pelas classes trabalhadoras, visto que, trabalhando não é comum associar ginástica com suas atividades laborais e que tal junção iria trazer algum tipo de benefício para aquele praticante.
A ginástica laboral data desde 1925 na Polônia e foi percorrendo outros países como Holanda, Rússia e outros da Europa e no Japão, que ganhou uma obrigatoriedade como GL compensatória, chegando no Brasil em 1973 com uma idéia de um projeto de educação física e recreação. Essa troca entre atividade física e atividade lúdica estão juntas na Ginástica Laboral, não só visa as atividades de movimentação corporal mas, também a mente e integração com o grupo.
Desde o começo, a GL vem com os princípios de relaxamento, integração, compensação do trabalho, para prevenir a fadiga, cansaço mental, dores em toda extensão corporal e o ambiente de trabalho trás todos esses indicativos.
A ginástica laboral é geralmente realizada em empresas de grande porte, onde abrange a um grande número de funcionários. Neste trabalho a intervenção foi realizada em uma micro empresa, nos profissionais de salão de beleza.
Quando se fala em profissão pensa-se em várias mas, dificilmente lembra-se das profissionais da beleza. Eles que cuidam dos cabelos e unhas de todas as pessoas, seja homem ou mulher, sem limite de idade ou condição, estão em todos os lugares em salões grandes ou pequenos. Existem poucos estudos relacionados a esta função, tendo em vista que na sociedade atual é pouco valorizada. Esses profissionais apresentam uma jornada de trabalho desgastante, já que necessitam atender uma grande demanda de clientes num curto espaço de tempo, além de constantemente expor os membros superiores às sobrecargas estáticas e/ou movimentos repetitivos.
O programa foi realizado em um salão de beleza da zona norte da capital Sergipana, no bairro Marcos Freire II, onde trabalham três profissionais, dois cabeleireiros e uma manicure. A dona do salão já trabalha a 05 anos nessa profissão e os outros entre 06 a 10 meses. Todos têm jornada de 10 horas diárias, sendo que, eventualmente, aos finais de semana ou datas comemorativas podem estender essa jornada.
A intervenção foi iniciada no dia 6 de outubro, sendo realizada uma pequena reunião para a explicação da importância e benefícios da GL e de como seria realizado o programa de exercícios. Posteriormente, foi distribuído questionários para a coletada de informações necessárias, que abordavam perguntas pessoais, sobre a profissão, materiais e a principal, a parte das queixas de dores e em quais áreas do corpo estavam localizadas.
No retorno, foi entregue o mesmo questionário para reavaliação e comparação das informações obtidas antes da intervenção, que teve a duração de um mês com sessões de 10 minutos em dois dias na semana. Tendo uma desvantagem, pois os dias de intervenção não eram dias de picos, sextas-feiras e sábados e as visitas eram feitas nas terças-feiras e quintas-feiras e como é um salão rotativo, os funcionários não tinham uma função fixa. Foram relatados a diminuição das queixas álgicas, baixa do estresses e uma melhora da relação entre os funcionários.

CONCLUSÃO

Conclue-se que essa atividade, ginástica no trabalho, tem uma eficiência adequada. Pontos positivos foram observados como, uma continuidade ao projeto, mantendo as sessões diárias. Com a melhoria na qualidade de vida dos funcionários, existe um aumento da produtividade, mas os benefícios aos trabalhadores é muito evidente em pouco tempo, em relação à prevenção, melhora da qualidade de vida, bem estar vital, interdisciplinaridade, disposição, motivação.
Todos esses fatores são encontrados como pontos positivos e comprovam que, a realização do programa de GL sendo diário ou alternado é sim um programa que tem como objetivo trazer benefícios, tanto ao trabalhador, quanto ao estabelecimento, obtendo um aumento da produtividade com a satisfação de seus funcionários e clientes.

REFERÊNCIAS

Mussi, Gisele. Prevalência de distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT) em profissionais cabeleireiras de institutos de beleza de dois distritos da cidade de São Paulo. São Paulo; 2005.

Andréia F dos Sts, Juliano V, Ana P M N, Luciano G, Fabrícia L dos Stos G. Benefícios da ginástica laboral na prevenção dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. 2007

Gizele de C, Selva M. Vivências de ginástica laboral e melhoria da qualidade de vida do trabalhador: resultados apresentados por funcionários administrativos do instituto de física da universidade de São Paulo (Campus São Carlos). Motriz (Online); 13(3): 214-224, 2007.

Catharina M, Claudia R de C. Efeitos de um programa de ginástica laboral na saúde de mineradores, Cad. saúde colet., Rio Janeiro, jan.-mar. 2007.

APÊNDICE A

TERMO DE CONCENTIMENTO

Você está sendo convidado (a) como voluntário (a) a participar da pesquisa “IMPLANTAÇÂO DA GINÀSTICA LABORAL NO SALÂO DE BELEZA”
Temos consciência de que este programa poderá trazer benefícios a saúde dos participantes, melhorando no desempenho no trabalho e na prevenção de várias doenças laborais.
O objetivo da pesquisa é implantar o programa de ginástica laboral em seu estabelecimento e trabalhar essa intervenção de forma breve e de prevenção.
Os procedimentos de coleta de dados serão da seguinte forma: questionário, análise do mobiliário e equipamentos, entrevistas e presença por alguns dias.
Não existe riscos, pode haver um certo desconforto na presença de pessoas estranhas, tendo em vista que os benefícios a saúde são maiores.
Teremos uma forma de acompanhamento de 2 á 3 dias na semana ,com duração máxima de 12 minutos, com visitas com aviso antecipado.
Garantimos os esclarecimentos a cada duvida que poderá surgir,total confidencia ,a não ser que autorize, sendo livre a recusa ou interrupição do trabalho.
Uma cópia deste consentimento informado será arquivada no Curso de Fisioterapia da Faculdade de Sergipe (FASE) e outra oferecida a você.
Eu,_______________________________________ fui informada (o) dos objetivos da pesquisa acima de maneira clara e detalhada e esclareci minhas dúvidas. Sei que em qualquer momento poderei solicitar novas informações e motivar minha decisão se assim o desejar. O (a) professor(a) orientador(a) ___________________________ e o(a) professor(a) co-orientador(a) _________________________________certificaram-me de que todos os dados desta pesquisa serão confidenciais.
Também sei que caso existam gastos adicionais, estes serão absorvidos pelo orçamento da pesquisa. Em caso de dúvidas poderei chamar a estudante ______________________________________ o (a) professor(a) orientador (a) _________________________________________ ou o (a) professor(a) coorientador (
a) ____________________________no telefone (__) ________ ________.
Declaro que concordo em participar desse estudo. Recebi uma cópia deste termo de consentimento livre e esclarecido e me foi dada a oportunidade de ler e esclarecer as minhas dúvidas.

_______________________________________________________________
Nome Assinatura do Participante Data

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nome Assinatura do Pesquisador Data
____________________________________________________________________
Nome Assinatura da Testemunha Data
ANEXOS I

QUESTIONÁRIO
Estudo das condições de saúde e trabalho das cabeleireiras.
Data:___/___/___.
Nome:______________________________________________________________.
Data de Nascimento:___/___/___.
Endereço:____________________________________________________________________________________________________________________________________.
Bairro:______________________ nº:_______ Cidade: _________________________.
Complemento:____________________________________________.
Cargo / função: _________________________________
Empresa:__________________________________.
Endereço:______________________________________________________________.
Bairro:________________________ nº:_________________.
Complemento:_______________________________________.
Telefone: (____)___________________.
Você é registrada (o) nessa empresa? (___)Sim (___)Não.
Observação:_________________________________________________________________________________________________________________________________.

ANEXOS II

INFORMAÇÕES GERAIS

1- Número do registro: ___________________________.
2- Data de nascimento: ___/___/____.
3- Qual seu grau de escolaridade?
( ) não estudou
( ) 1ª à 4ª série
( ) 5ª à 8ª série
( ) colegial ( ) completo ( ) incompleto
( ) superior ( ) completo ( ) incompleto
4- Como você classifica sua cor de pele?
( ) branca ( ) negra ( ) amarela/ocidental ( ) pardo/mulato
( ) não sei definir
5- Qual seu estado civil?
( ) solteira ( ) casada ( ) separada ( ) vive junto ( )viúva
( ) outros: __________________.
6- Você tem quantos filhos: ( ) Sim ( ) Não
7- Quantos com a idade de:
( ) até 3 anos
( ) de 4 à 12 anos
( ) de 13 a mais
ANEXOS III

INFORMAÇÕES QUANTO A ATIVIDADE PROFISSIONAL

1- Há quanto tempo você exerce essa profissão? ______ anos; ______ meses.
2- Exerce essa atividade em outro local? ( ) Não ( ) Sim
Onde:__________; Desde de quando:_____________.Período:_________________.
3- Exerce outra atividade profissional? ( ) Não ( ) Sim
Onde:_____________; Desde de quando:______________.Período:_______________.
4- Que tipo de trabalho você exerce no salão:
( ) tintura/química ( ) depilação ( ) cabelo/corte/escova
( ) manicure/pedicure ( ) faxina ( ) administração
5- Com que freqüência você usa os serviços a cima citados para você?
______________________________.
6- Nas suas atividades diárias você faz uso de equipamentos de proteção?
( ) não ( )sim Quais: ( ) luvas ( ) máscara ( ) óculos
Em quais atividade:________________________________________________.
7- Você já teve algum acidente de trabalho? ( ) não ( ) sim
Se afirmativo descreva: __________________________________________________.
Qual o período de afastamento:______________________________________.
8- Você já ficou doente e precisou parar de trabalhar? ( ) não ( ) sim
Qual motivo: _____________________________________________________
ANEXOS IV

INFORMAÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES DE TRABALHO

1- Seu local de trabalho é ruidoso? ( )não ( )sim
Se for afirmativo o ruído é: ( ) baixo ( ) médio ( ) alto
Qual a fonte do ruído?__________________________________________.
2- A iluminação do ambiente é:
( )ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim ( ) péssima
3- A temperatura do ambiente é:
( )ótima ( ) boa ( ) regular ( ) ruim ( ) péssima
Para você esta temperatura é: ( ) confortável ( ) desconfortável
4- Você geralmente trabalha:
( ) em pé ( ) sentada ( ) ambos
5- Em quais trabalhos e por quantas horas você trabalha em pé?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________.
6- Você varia as posições de trabalho ( sentar,em pé,andar…) ( ) não ( ) sim.
OBS:Caso se mantenha sentada responda as questões abaixo:
a) Você acha a cadeira confortável: ( ) não ( )sim
b) Sua cadeira permite ajuste de assento: ( ) não ( )sim
c) O ajuste de assento permite uma boa posição das pernas ( coxas devem ficar paralelas ao piso com os pés apoiados no piso ou sobre apoio de pé): ( ) não ( )sim
d) O encosto realmente serve se apoio para as costa: ( ) não ( )sim
7- Realiza esforço físico no trabalho, se afirmativo em qual grau (leve, moderado, pesado) e em quais atividades? ( ) não ( ) sim
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
8- Os seus braços ficam confortáveis? ( ) não ( )sim
9- Seus instrumentos de trabalho ficam em posição que permita manuseio, sem esticar o braço ou curvar o troco? ( ) não ( )sim
10- Quando você trabalha seu corpo, pescoço e ombros ficam confortáveis?
( ) não ( )sim
11- A qualidade dos seus instrumentos ou recursos de trabalho?
( ) bons ( ) regulares ( ) ruins ( ) péssimo

ANEXO V

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO/FATORES PSICOSSOCIAIS

1- Quais são suas tarefas?
( )tintura/química ( )cabelo/corte/escova ( ) permanente/amaciamento/alisamento
( ) ADM ( ) outros____________________.
2- Você trabalha em ritmo a cima do seu limite?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
3- Você trabalha em um ambiente competitivo? ( ) não ( )sim
4- O ambiente de trabalha proporciona desgaste emocional?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
5- O seu tipo de trabalho provoca desgaste emocional?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
6- É necessário presta muita atenção para não errar?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
7- Errar no trabalho provoca conseqüências serias?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
8- As tarefas que faz são repetitivas?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
9- Seu trabalho exigi alto grau de responsabilidade?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
10- Seu trabalho exigi alto grau de atenção e concentração?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
11- Seu trabalho é monótono?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
12- Você faz várias tarefas no mesmo dia?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
13- Tem possibilidade de aprender várias coisas?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
14- O volume de serviço é excessivo?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
15- Você tem influencia no planejamento de trabalho?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
16- Tem influencia no ritmo de trabalho?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
17- Tem influencia no tempo de trabalho?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
18- Tem influencia nas pausas?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
19- Sente satisfação e realização em seu trabalho?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
20- Pode conversar com as colegas durante o trabalho?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
21- Pode realizar tarefas em conjunto com suas amigas dividindo as tarefas?
( ) nunca ( ) raramente ( ) as vezes ( ) com freqüência ( ) sempre
ANEXOS VI

FATORES DE ENCOMODO OU FADIGA NO TRABALHO

1- Relacionamento com o cliente:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca
2- Ritmo intenso de trabalho:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca
3- Pequeno número de pausas:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca
4- Grau de responsabilidade no trabalho:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca
5- Instrumentos de trabalho inadequados:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca
6- Posto de trabalho inadequado:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca
7- Carga emocional do trabalho:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca
8- Destrato por parte do cliente:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca
9- Ter que trabalhar nos fins de semana:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca
ANEXOS VII

FATORES DE SATIFAÇÃO NO TRABALHO

1- Possibilidade de aprender no trabalho:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca
2- Possibilidade de sentir-se útil:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca
3- Cooperação entre colegas:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca
4- Brincadeiras no trabalho:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca
5- Reconhecimento do cliente:
( ) Sempre ( ) Freqüente ( ) As vezes ( ) Raramente ( ) Nunca

ANEXOS VIII

INFORMAÇÕES QUANTO O TRABALHO DOMÉSTICO

1. Na parte do dia em que esta em casa é de sua responsabilidade:
Cuidar de crianças: ( ) não ( ) sim a menor parte ( ) divido igualmente ( ) a maior parte ( ) integralmente.
2. Cuidar da limpeza: ( ) não ( ) sim a menor parte ( ) divido igualmente ( ) a maior parte ( ) integralmente
3. Cozinhar: ( ) não ( ) sim a menor parte ( ) divido igualmente ( ) a maior parte ( ) integralmente
4. Lavar roupas: ( ) não ( ) sim a menor parte ( ) divido igualmente ( ) a maior parte ( ) integralmente
5. Passar roupas: ( ) não ( ) sim a menor parte ( ) divido igualmente ( ) a maior parte ( ) integralmente
6. Na ultima semana quantas horas aproximadamente dedicou ao trabalho doméstico? _________________horas.
7. Em relação ao esforço físico, como você classifica sua atividade domestica? ( ) não faço ( ) leve ( ) moderada ( )pesada.
8. Quando está trabalhando quem costuma ficar com as crianças ( a mais freqüente )?

ANEXOS IX


Código de resposta
D- dor
DD- desconforto
F- formigamento
Q- queimação
DF- dor/formigamento/dormência
I-inchaço
C- cansaço
R- rigidez
O- outros
OBS: Nas informações da parte do corpo usar a numeração encontrada no mapa corporal.

1- Qual lado incomoda e em qual parte?
( ) esquerdo ( ) direito ( ) ambos
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
_____________________________________.
2- A quanto tempo se iniciou o problema?

______________mês____________ano.
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
3- Qual a duração aproximadamente do problema?
( ) até 1 hora ( ) de 1h à 24h ( ) 1 dia à 1 semana ( ) 1 semana à um mês
( ) 1 mês à 6 meses ( ) mais de 6 meses
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
4- Com que freqüência você apresenta o problema?
( ) freqüentemente ( ) 1 vez por semana ( ) 1 vez por mês ( )raramente
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
5- Apresentou o problema nos últimos 7 dias?
( ) não ( ) sim
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
_____________________________________.
6- Classifique numa escala de 0 à 5 , sendo 0 só desconforto e 5 insuportável o problema e em qual parte.
____________________. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
____________________. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
____________________. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
____________________. ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
7- Dias perdidos ou restritos por causa do problema:
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
8- Recebeu algum tratamento médico devido aos problemas sentidos?
( ) não ( ) sim
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) local(s)
9- Você mudou de função por causa do problema?
( ) não ( ) sim
10- O que você acha que piora seu problema?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

2 comentários em “GINÁSTICA LABORAL EM SALÃO DE BELEZA”

  1. Sou educadora física formada e gostaria de esclarecer as pessoas que realizaram este projeto que GINÁSTICA como o Próprio nome diz pertence a educação física. E trabalho de prevenção também ou vocês não aprenderam na faculdade que físioterapeuta , não pode dar aulas de ginástica (laboral) muito menos com prevenção, vcs trabalham com a recuperação isso é exercício ilegal da profissão.

  2. Viviane, você está enganada. Nós temos a disciplina de Saúde do Trabalhador e Ergonomia na graduação, o que nos permite atuar nos postos de trabalho. Não somos apenas reabilitadores. Atuamos em todos os níveis de saúde, inclusive no PRIMÁRIO, de prevenção. Na qual, podemos SIM, aplicar ginástica laboral. Procure se informar melhor da próxima vez, ao invés de passar vergonha. Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.