Fisioterapeuta – Futucar ou Pesquisar na internet?

Olá pessoal, inicialmente gostaria de agradecer ao Mestre Geraldo Barbosa, indico que visitem o blog dele (http://geraldobarbosa43.blogspot.com/), aproveito para agradecer ao Prof. Dr. Cléber Sousa pelo incentivo.

Continuando nossa discussão, vamos tentar falar de um aspecto crucial para o Fisioterapeuta que busca respaldo científico e excelência em seu processo de tomada decisão – Isso é o início para a Fisioterapia baseada em evidências.

Na verdade o ponto inicial é saber onde buscar a informação científica. De maneira geral podemos afirmar que não sabemos pesquisar/selecionar a fonte mais fidedigna para embasar nossas ações e temos que aprimorar isso!

Atualmente a internet é a ferramenta universal para responder nossas dúvidas e nos atualizarmos, entretanto milhares de informações estão disponíveis, é como entrar numa biblioteca desarrumada, você nunca saberá em que prateleira o livro de interesse está.

Assim, temos que entender que a informação está lá, precisamos apenas organizar tudo direitinho. A primeira “prateleira” consultada certamente é o Google, o buscador mais famoso, porém não é o mais organaizado. Aparecerão cursos, eventos, artigos, blogs, comentários, aparelhos à venda, etc… Este é um exemplo de buscador geral, talvez você perca muito tempo futucando em tudo, link após link, que não estão organizados de maneira científica.

Pensando nisso, pelo mundo afora foram criados sistemas inteligentes de busca mais específicos para embasar principalmente as decisões na área da saúde. São vários e temo-nos a nossa disposição, ou seja, vamos organizar nossas buscas por evidências científicas.

Pense e reflita, quando estiver a procura de um artigo se organize, visite uma biblioteca mais estruturada, arrumadinha, que coloque a evidência mais consistente em sua mão!

Nesse momento vamos nos atentar para a nossa biblioteca virtual mais próxima – O Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, mais conhecido pela sigla BIREME ou BVS (http://regional.bvsalud.org/php/index.php). Nela teremos a nossa disposição um portal de fácil utilização, onde podemos acessar documentos como artigos científicos, monografias, trabalhos de congressosteses entre outros tipos de conteúdos. É possível acessar os textos completos desses documentos a partir do portal da BVS ou solicitar serviços como fotocópias para sua aquisição, quando não disponíveis online.

Entenda que esse é nosso primeiro passo, saber buscar a informação em fontes seguras. Aconselho que entrem no portal da BVS e comecem a treinar. Quando pensar em consultar artigos pense agora em BVS. Aos poucos vou comentando sobre outros portais de busca e outras bases de dados.

Por hora, tire logo esse hábito de buscar artigos pelo Google, não futuque, vá direto ao ponto.

Sugiro também um curso para aprimorar suas buscas na BVS, é online, gratuito e muito bom, oferece certificado ao final e é promovido pela UFRJ (http://www.telessauderj.uerj.br/ava/login/index.php).

Forte abraço e até o próximo encontro.

Saiba mais em:

PELLIZZON, Rosely de Fátima; POBLACION, Dinah Aguiar; GOLDENBERG, Saul. Pesquisa na área da saúde: seleção das principais fontes para acesso à literatura científica. Acta Cir. Bras.,  São Paulo,  v. 18,  n. 6, Dec.  2003 .

Link.: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0102-86502003000600002&script=sci_arttext

 

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

2 comentários em “Fisioterapeuta – Futucar ou Pesquisar na internet?”

  1. Dr. Rodrigo Queiroz

    Oi pessoal, na realidade o curso indicado é promovido pela UERJ e não pela UFRJ.

    Ficaram alguns erros de digitação, assim que eu aprender a editar melhor eu corrijo. (desculpem)

    1. Olá Pessoal, além deste canal a revista tem uma sala de bate-papo exclusiva para fisioterapeutas trocarem informações seja por texto, seja por voz, além de arquivos, artigos e muito mais. Se você também precisar fazer uma reunião com sua equipe, temos salas apara até 99 pessoas simultâneas inteiramente grátis. Conheça nossa plataforma em: bit.ly/fisio-discord

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.