Fisioterapia respiratória no pré e pós operatório de abdominoplastia

A fisioterapia respiratória entra como um grande aliado no pré e pós operatório reeducando a mecânica respiratória. O diafragma que antes tinha mais espaço para se movimentar, agora estará com o seu movimento “limitado”, pois na abdominoplastia se fará a plicatura da aponeurose do músculo reto abdominal ocasionando um aumento da pressão intra-abdominal e consequentemente, haverão disfunções pulmonares no pós-operatório. A função pulmonar pode sofrer alterações fisiopatológicas no período pós-operatório imediato da cirurgia abdominal e envolve a redução dos volumes e capacidades pulmonares, podendo chegar cerca de 50% dos valores pré-operatórios, principalmente nas primeiras 24 e 48h do ato operatório.
A fisioterapia respiratória realizada no período do pós-operatório promoverá a prevenção e o tratamento das complicações pulmonares instaladas, utilizando manobras específicas, objetivando a melhora da mecânica respiratória e a reexpansão pulmonar. É importante a atuação do profissional fisioterapeuta nos primeiros dias, quando estas alterações são mais frequentes (MEYER, P. F. et al).
No pré operatório, a fisioterapia respiratória é necessária para garantir uma reeducação da mecânica respiratória, garantindo uma resposta positiva no pós cirúrgico.
Em suma, o pós operatório não se resume apenas em sessões de drenagem linfática e terapia manual. É necessário ter conhecimento prático e científico para realizar um tratamento completo, observando o indivíduo como um todo, e não focar apenas no local da cirurgia realizada.
PÓS OPERATÓRIO NÃO É ESTÉTICA, É REABILITAÇÃO!
O papel do fisioterapeuta é promover uma reabilitação total do paciente. Este é o diferencial

Dra. Glória Lourenço – CREFITO 2/ 180728-F
Fisioterapeuta pós-graduada em Fisioterapia Dermatofuncional.
Membro Especialista da Associação Brasileira de Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF.
Título de Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional – ABRAFIDEF e COFFITO.
Colunista da Revista Eletrônica NovaFisio.
Diretora do departamento de Fisioterapia Dermatofuncional da Associação dos Fisioterapeutas do Estado do Rio de Janeiro – AFERJ.
Ministrante de cursos para fisioterapeutas na área de Dermatofuncional
Coordenadora do curso de pós graduação em Fisioterapia Dermatofuncional da Faculdade Bezerra de Araújo.Contato: (21) 98567-1443

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.