Fisioterapia no tratamento dos transtornos do sono

Você já sofreu ou ainda sofre com insônia ou apneia? Saiba que esses transtornos do sono podem conferir malefícios à saúde, resultando em alterações importantes no sistema imunológico, por exemplo.

Caracterizando os Transtornos do Sono

O sono é regulado por um grande número de neurotransmissores e hormônios que operam com o objetivo de assegurar que o mesmo não seja perturbado por fatores externos. Nos seres humanos, em especial, ele é dividido usualmente em duas fases principais: sono de Movimento Rápido dos Olhos (REM), que é o sono profundo, onde ocorrem os sonhos, e o sono “não REM”.

A apneia obstrutiva do sono é caracterizada por episódios repetidos de obstrução das vias aéreas de forma parcial ou completa que resultam em um sono fragmentado, sonolência excessiva e, frequentemente, uma alteração na respiração que pode ser uma respiração intensa ou fraca. A apneia está associada a problemas cardiovasculares, como hipertensão arterial, arritmia cardíaca e síndromes metabólicas como, por exemplo, o diabetes. A obesidade também pode funcionar como outro fator desencadeante de apneia do sono. Vale ressaltar ainda que se você sofre de estresse também está mais suscetível aos transtornos do sono. O estresse é considerado como um dos grandes fatores desencadeantes de insônia.

O que pode comprometer a qualidade do sono?

Muitos estudos vêm sendo realizados para avaliar o impacto do sono inadequado sobre a qualidade de vida, a morbidade (surgimento de doenças) e a mortalidade. Além do mais, sentimentos reprimidos podem causar uma ativação psicológica ou fisiológica tendo como resultado a insônia.

A qualidade do sono está associada a diversos fatores, como o estresse, o colchão utilizado e a postura correta na cama, que não só contribui para uma boa noite de sono como também para a saúde da sua coluna.

Veja algumas dicas para fugir dos transtornos do sono:

– O colchão deve proporcionar um excelente suporte ao corpo, adaptando-se à sua forma. Quando comprar o colchão, você deve adquirir o produto conforme o seu biotipo. Dormir bem é fundamental para a saúde do corpo e da mente.

– Pratique atividades físicas para liberar o corpo de tensões e do estresse.

– É necessário que o corpo esteja na postura correta e a coluna deve ser mantida com bom alinhamento. Os cuidados posturais também ajudam a afastar os riscos de dores na coluna, prejudicando o rendimento no dia seguinte. Ao dormir, opte pela posição de lado que é considerada a mais indicada (devem ser utilizados dois travesseiros: um para a cabeça, na altura ideal que forme um ângulo de 90º no pescoço, e o outro entre os joelhos que devem estar semiflexionados) ou pela posição de barriga para cima (de ser utilizado um travesseiro – baixo ou médio – para apoiar a cabeça e que deve preencher o espaço entre a cervical e a nuca e outro travesseiro também deve ser colocado entre os joelhos semiflexionados, descansando-os). Evite a posição de bruços!

Auxílio da Fisioterapia

Mas, o que a fisioterapia tem a ver com tudo isso? Simples: um bom programa de fisioterapia, baseado na avaliação do nível de estresse e atividades de vida diária, pode ser uma solução para quem apresenta uma má qualidade do sono, insônia ou apneia do sono.

Se desejar, use os botões abaixo para compartilhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.